Murillo Soares
O município de Morrinhos amanheceu mais cedo que de costume no último sábado (19). Pouco depois das 7h da manhã, já havia uma grande fila de pessoas se formando na porta do Parque de Exposições da cidade, ao lado do Sindicato Rural (SR). A população aguardava ansiosa pelos atendimentos do Faeg/Senar em Ação, que ofereceu aos morrinhenses saúde e cidadania: clínica geral, dermatologista, oftalmologista, cardiologia, odontologia, pediatria, cadastro de CPF, fotografia e emissão da Carteira de Identidade. Outros serviços também foram oferecidos, como teste de glicemia, aferição de pressão, exame Papanicolau, PSA, também puderam ser feitos.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), José Mário Schreiner, ressaltou que o trabalho das entidades vai bem além do meio rural, apesar de este ser o foco principal. “A Faeg, o Senar e o Sindicato Rural buscam levar o bem-estar a toda a população; não ficamos limitados ao homem do campo”, explicou. “Muitas vezes, são coisas simples, mas que fazem a diferença. Quem olha de baixo para cima não percebe isso e cai no buraco”, ressaltou.
“Os atendimentos que oferecemos aqui podem salvar uma vida e prevenir doenças”, completou. Segundo ele, hoje, dos 246 municípios de Goiás, apenas 17 possuem atendimento oftalmológico, por exemplo. “Para quem tem uma boa visão, está tudo bem. Mas só aqueles que não enxergam tão bem e sofrem com isso sabem o quanto faz falta um atendimento de qualidade”, sublinhou. Por isso, conforme disse Schreiner, o Sistema Faeg/Senar se empenha tanto em levar atendimentos à população.
O discurso foi reforçado pelo prefeito do município, Rogério Troncoso. “A população da zona urbana é diretamente atingida pelo que acontece no campo e vice-versa”, disse. “Devemos aproveitar oportunidades como estas e sempre cuidar pela saúde e cidadania dos nossos cidadãos”, continuou.
O presidente do SR de Morrinhos, Vinícius Romano, pediu para que todos os presentes aproveitassem ao máximo os atendimentos oferecidos. “Tudo que está disponível é para todos vocês”, bradou. Ao todo, foram mais de 1.600 atendimentos ao longo do dia. O destaque ficou com a Oftalmologia, com quase 600 atendimentos.
Satisfação
Não era difícil achar sorrisos no Parque de Exposições da cidade. A população ficou visivelmente satisfeita com os atendimentos e não faltaram elogios à equipe. Sorridente, dona Maria Claudimira da Silva Lima era uma das presentes no Faeg/Senar em Ação. “Olha só a minha identidade, como está velha. Preciso trocá-la”, disse, mostrando o documento com muito bom humor. Além de uma nova via do RG, também precisava resolver uma importante pendência. “Acredita que erraram minha data de nascimento? Aqui consta que tenho 87 anos, mas só tenho 75”, brincou.
“É ótimo esse tipo de atendimento vir para cá, muita gente não tem condições de fazer consultas particulares, nem de esperar pelo atendimento público, então vão levando e arrastando”, explicou. “Meu filho é assim”, relatou. A senhora contou que tem um filho de 50 anos que nunca fez o exame PSA, nem quis fazer naquele dia. “Saí de casa bem contrariada, porque aqui seria bem simples para ele”, lamentou, mas sem perder o sorriso nos lábios.
Dona Maria Claudimira não conseguiu levar seu filho, mas Franciley Alves da Silva conseguiu levar sua família toda para aproveitar os serviços oferecidos. A mãe, Vilma, o pai, Valter Félix, e um de seus três filhos, a garota Iordana, foram para se consultar com um oftalmologista. Os outros dois filhos de Franciely ganharam cortes de cabelo.
Esperta, a jovem fez uma equação rápida, que lhe trouxe alívio e satisfação. “Trouxe minha filha aqui principalmente porque consultas assim são muito caras. E o que eu gastaria com o médico usarei para comprar os óculos, caso ela precise”, explicou.
Cursos
Durante o evento, o presidente da Federação, José Mário Schreiner, destacou a importância dos cursos do Senar, ressaltando que eles estão à disposição de todos. “A qualificação profissional é um dos tópicos mais importantes no cenário em que vivemos no Brasil. A crise tem feito várias empresas fecharem suas portas, vocês devem se profissionalizar”, ressaltou. “O Sindicato Rural está pronto para recebê-los. Temos mais de 180 cursos à disposição. Todos gratuitos”, completou.
Vinícius Romano reiterou a fala de José Mário, lembrando de outros projetos do Sistema Faeg/Senar que já acontecem em Morrinhos. “Aqui já temos o programa Equoterapia, que atende mais de 30 crianças e tem dado resultados excelentes”, lembrou. Durante a abertura do evento, participantes de alguns cursos do Senar subiram ao palco para receber certificados de conclusão. Os presentes também puderam conferir demonstrações do programa de Equoterapia e produtos de cursos do Senar.
Sobre o programa
Criado em 2008, o programa Faeg/Senar em Ação leva aos municípios goianos atendimentos gratuitos relacionados à saúde e à cidadania. Devido à expansão dos atendimentos ofertados através de diversas parcerias, o programa tem se superado a cada ano. Os atendimentos propostos à população vão desde clínico geral, oftalmologia a emissão de identidade e CPF.