MP que prorroga prazo de adesão ao Refis do Funrural é aprovada no Senado

Imagem

Após grande mobilização de entidades e representantes do setor rural brasileiro, foi aprovada nesta terça-feira (16), no plenário do Senado Federal a MP 842/2018, que prorroga o prazo de adesão ao programa de parcelamento dos débitos do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) para 31 de dezembro de 2018. O projeto segue agora para sansão presidencial.

Se sancionado, os produtores rurais que optarem por aderir ao Programa de Regularização Tributária Rural (PRR), que instituiu o parcelamento de débitos relativos ao Funrural, terão prazo ampliado. Também chamado de Refis do Funrural, o PRR foi instituído pela Lei 13.606/18.

O programa foi criado pelo governo em meio a um impasse judicial quanto à legalidade da cobrança do Funrural. Em 2011 o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a contribuição social inconstitucional. Muitos produtores rurais deixaram de pagar o tributo respaldados pela decisão da corte. No ano passado, porém, o STF voltou atrás e declarou a constitucionalidade do Funrural, o que gerou um grande passivo a ser pago pelos produtores e deu origem às negociações entre governo e o Congresso, resultando na Lei 13.606/18.


Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem