De acordo com os dados do Novo Caged, divulgados nesta terça-feira, a Agropecuária se manteve com saldo positivo na geração de empregos formais para o mês de setembro/2021. O setor registrou saldo de 9.084 novos postos, com 89.780 admissões e 80.696 desligamentos. No acumulado de janeiro a setembro/2021, o segmento já registra saldo 89% maior que o verificado para o mesmo período do ano anterior.
Em Goiás, o resultado do setor não foi satisfatório. Para o mês, o total de desligados superou o número de admitidos, o que sucedeu no saldo de (-99 postos). O resultado é oriundo dos saldos negativos na Produção de Sementes e Mudas Certificadas (-288), seguido por Produção de Lavouras Temporárias (-214) com destaque no Cultivo de Cana-de-Açúcar (-116). Os resultados das atividades em questão, se justificam, em função do fim do período de colheita, que encerram os contratos temporários acrescido ao fato de que este ano, a safra de cana-de-açúcar está terminando mais cedo tendo em vista que a matéria prima acabou antes do previsto, o que significa que a moagem está caminhando para o final.
Permanece a expectativa de que nos próximos meses os resultados retornem aos patamares favoráveis, com o período de plantio da safra de verão 21/22 da soja e do milho em Goiás.
Comunicação Sistema FAEG/Ifag