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O complexo desafio de ensinar e aprender

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Andréia Peixoto é Pedagoga, especialista em Docência do Ensino Superior, Personal & Professional Coach, Coordenadora de Ações e Projetos do Senar Goiás.




Dia 15 de outubro, especialmente, dedicado aos professores, mestres, educadores, instrutores, docentes, formadores, mentores, enfim, aos orientadores do processo de construção do conhecimento, capazes de contribuir para a formação de cidadãos com consciência social, política e humana. Neste dia, entrando na onda dos desafios, que tal fazer uma homenagem para aquele (a) professor (a) que foi fundamental no seu processo de evolução? Qual o verdadeiro papel/missão do professor na atualidade?

A sociedade contemporânea é caracterizada não apenas pela evolução das tecnologias da informação, como também pela importância do aprender a aprender, já que o saber é considerado base essencial para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural. Nesse contexto, o professor (a) precisa utilizar estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionam ao aluno condições para aprender de forma sistemática, desenvolvendo a capacidade de estruturação interna das informações, além da necessidade de ser criativo e ter uma prática profissional que proponha a ultrapassar a reprodução e repetição de conhecimento.

Diante dos desafios educacionais provocados pelas transformações econômicas, políticas, sociais e tecnológicas o processo de ensino e aprendizagem se torna um desafio complexo para professores e alunos. Nesse cenário, o docente contemporâneo necessita desenvolver habilidades e competências que promovam a construção do conhecimento, pois como nos diz Paulo Freire “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Reconhecendo a importância da participação ativa do aluno no processo de construção do saber, o professor é desafiado a identificar e adotar práticas pedagógicas que possibilitam o acesso, a análise e interpretação das informações.

Nessa perspectiva, a prática educacional do docente necessita ser capaz de acompanhar e interagir de forma sistemática com as transformações da sociedade moderna, uma vez que o sistema político econômico, apesar das várias contribuições econômicas, tecnológicas, contribui para o desenvolvimento de vários aspectos negativos na sociedade, dos quais destacamos nesse ensaio, a extinção dos valores humanos. Para incentivar os hábitos de consumo são utilizadas estratégias que evidenciam o ter em detrimento do ser, desconsiderando os valores humanos fundamentais como amor próprio, ética, cidadania, verdade, honestidade, respeito ao próximo, além de outros.

Inclusive, o filósofo Edgar Morin, alerta para a urgência de colocar em prática nossas interrogações fundamentais, sobre o mundo, o homem, o conhecimento, e que a educação deve proporcionar o apoio indispensável para a busca da verdade. Para isso, é mister que o professor insira na prática profissional, as metodologias de aprendizagem que valorizam e dialogam com a experiência de vida, com realidade sócio econômica e cultural e com conhecimento prévio do estudante, isso desperta o interesse pelo processo educativo, transformando o aprendiz em sujeito ativo de sua própria aprendizagem, maximizando a visão crítica e reflexiva, capacidade de interação e tomada de decisão.

Desse modo, o professor moderno tem como missão superar a fragmentação da formação do discente, para isso é fundamental ser mediador, articulador crítico e criativo do processo de ensino e aprendizagem, utilizando estratégias dialógicas que despertam a autoconfiança e espírito investigador do aluno no progresso de sistematização do conhecimento em detrimento da prática de copiar e decorar. E por fim, a prática pedagógica do professor deve ser alicerçada na visão sistêmica, com abordagem progressista, possibilitando o aprender a aprender, ou seja, o processo educativo deve ser orientado para a percepção da totalidade, considerando não somente a razão, mas também a intuição e sentimento, ser fundamentada no diálogo, contextualidade, problematização e intervenção na prática política social e, oportunizando a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem ampliando a compreensão crítica do mundo.


Imagem de capa: divulgação



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