Zilda Bezerra do Vale, de 76 anos, já não consegue enxergar um metro à frente mesmo depois de passar por uma cirurgia de catarata. Na manhã deste sábado (10) ela fazia parte de um grupo de pelo menos 200 pessoas que buscavam, no Campo Saúde de Alexânia uma oportunidade de atendimento médico. Agradecida, Zilda afirmava que o programa era mesmo um presente e lamentava ter esperado tanto tempo por atendimento, sem sucesso.
“Há muitos anos eu fiz uma cirurgia de catarata no olho direito, mas, com o tempo, fui perdendo a visão dele de novo. Hoje, não enxergo praticamente nada olho esquerdo e no direito a visão também está muito ruim. Eu não consigo nem pegar um ônibus porque quando consigo ler qual é a linha, ele já passou. Ter atendimentos assim é maravilhoso”, se alegra.
Assim como Zilda, Danilo Ribeiro de Matos, de 51 anos, esperava por uma boa resposta no atendimento médico. Com uma doença rara no olho direito, ele conta que já perdeu muito da visão. “Já fiz atendimento há dois anos, ia fazer a cirurgia, mas o médico que me atendeu me colocou medo: disse que eu podia perder, por completo a visão, que era complicada. Não sei o que fazer, nem sempre encontramos médicos. A última vez consegui ir para Goiânia com ajuda da prefeitura”, finaliza.
Aos 71 anos, Alceu Alves de Souza buscava um atendimento diferenciado, recolhimento de sangue para exame PSA, preventivo do câncer de próstata. Ele conta que já passou por uma cirurgia na próstata, mas ultimamente começou a achar que outros problemas podem existir devido a um incômodo que sente.
Satisfação e dever cumprido
O evento foi realizado no Colégio Irenize Laurindo de Souza, no Bairro 13 de Maio e contou com a presença do presidente do Sistema Faeg/Senar José Mário Schreiner; prefeito da cidade, Ronaldo Fernandes Queiroz; presidente do sindicato rural, Marcelo Nicolau e Paola Juliana Buss, que representou o presidente da Corumbá Concessões, Marcone Melquíades. Em todos, o predomínio era de dever cumprido. O Hino nacional foi tocado por uma musicista da região, Rayane Costa.
Na ocasião, José Mário ressaltou a satisfação em levar o evento até o município assim como o apoio da prefeitura. “Nós temos 246 municípios em Goiânia e muitos deles carecem de atendimentos como este. Apesar disso, se não houver apoio das prefeituras e dos sindicatos rurais, fica muito complicado a realização de um Campo Saúde”, completou. O presidente do Sindicato Rural, Marcelo Nicolau cumprimentou a todos e agradeceu aos secretários que auxiliaram na organização do evento e coordenação das equipes.
“Agradecemos ao José Mário pelo apoio à nossa cidade e, principalmente aos produtores rurais. Meu desjo é que todos saiam daqui com os problemas solucionados e com expectativas correspondidas”, afirmou o prefeito Ronaldo Fernandes. Paola completou dizendo que se sentia muito feliz por participar de eventos como estes e que, quando as forças se unem, o trabalho se torna ainda melhor para a comunidade.
Estiveram presentes ainda o superintendete do Senar Central, Daniel Carrara; superintendente do Senar Goiás, Marcelo Martins e o vice-presidente administrativo da Faeg, Eurípedes Bassamurfo.
Fotos: Larissa Melo