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Palestra sobre mídias sociais marca segundo dia do Encontro de Instrutores

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Michelle Rabelo

Cristiana Lobo destacou que tudo que é postado nas redes sociais passa a ser de domínio publico. Foto: Larissa Melo"Hoje o conhecimento está nas nossas mãos, disponível, ao alcance de qualquer um. É preciso saber usar esse conhecimento de maneira estratégica", disse a jornalista Cristiana Lobo aos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) Goiás. A comentarista falou sobre o poder das mídias sociais na troca de informações e na busca por mais conhecimento. Na plateia, cerca de 200 pessoas, que estão em Caldas Novas desde segunda-feira (9) participando do Encontro de Instrutores 2015, ouviam atentos sobre as tendências da comunicação digital.

Antes do início da palestra, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg) e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, fez questão de falar sobre o papel dos instrutores. "Quando eu olho para cada um de vocês me lembro do quanto já fizemos, mas também do quanto ainda temos para fazer. A instrutoria muda vidas, dá esperança a quem vive no campo e quer viver dele. Essa oportunidade que estamos tendo, de discutir melhorias na transferência do conhecimento e na capacitação é valiosa demais", disse. Ele apresentou Cristiana aos instrutores e ratificou a admiração pelo trabalho da jornalista.

A comentarista começou falando sobre a necessidade de melhorar a imagem do produtor rural diante da sociedade e destacou como as mídias sociais podem contribuir para essa tarefa. "A importância do produtor é inquestionável. Produzir alimento para o homem é quase um trabalho social. O produtor precisa ter orgulho deste papel e comunicar isso, da maneira correta, para todo o resto da população", pontuou.

Goiana e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cristiana bateu fortemente na questão da divulgação do amor pelo o que se faz. "Quem tem sua rede social pode compartilhar lá informações que mostrem a importância do papel do produtor. Essa comunicação precisa ser ampliada, melhora, aprimorada e se preciso simplificada. Mas antes disso, precisamos acreditar no que se faz. O marketing pessoal é muito melhor quando é real", disse.

Ela também fez questão de chamar atenção para os perigos de usar as redes sociais misturando o pessoal e o profissional. "Você pode usar a rede social sabendo que aquele conteúdo passa a ser de domínio público. Vivemos em um enorme Big Brother, em um mundo globalizado. O que eu estou falando aqui está, neste momento, sendo propagado por todo o mundo".

José Mário considerou que encontro é oportunidade de discutir melhorias na transferência do conhecimento. Foto: Larissa MeloFalando para outros públicos

Perguntada sobre as formas de atingir outros públicos, que não os alunos e os outros instrutores, Cristiana explicou que é preciso se comunicar com pessoas fora do círculo profissional. "Hoje temos ferramentas que segmentam o público e outras que são abertas. Mas neste caso estamos falando de uma linguagem distinta e de um objetivo maior. Quando se quer falar para o aluno usa-se sua rede, mas quando se quer melhorar a imagem é preciso extrapolar esse grupo", comentou. Para Cristiana, iniciativas como o Encontro dos Instrutores são necessárias para todas as profissões. "Temos que trocar experiências constantemente. É preciso se reciclar, renovar os conhecimentos, conversar com outros grupos”, avaliou.

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