Pandemia afetou logistica de containers para carnes e frutas, diz CNA

Imagem

O consultor em logística da Confederação Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, disse que o coronavírus afetou os setores de carnes e frutas em virtude de dificuldades no trânsito de contêineres.

Tivemos o problema de desbalanceamento de fluxo de contêineres , disse Fayet. Segundo ele, o fluxo de contêineres para a Europa demora de 15 a 20 dias; no caso da Ásia, são 35 a 40 dias.

Quando há uma parada, como ocorreu no início da crise do coronavírus, houve um desbalanceamento que prejudicou o setor de carnes. O setor de frutas também teve um pequeno abalo.

Segundo ele, entretanto, o efeito é transitório . No caso dos granéis, apesar do coronavírus, os embarques ao exterior do Brasil seguem acelerados. Em grãos estamos aumentando a exportação em relação ao ano passado mesmo com o covid-19 , disse.

Conforme Fayet, apesar da crise provocada pela doença, o interesse externo por investimento em infraestrutura continua forte por causa do papel do País no fornecimento de alimentos ao mundo. Mas, segundo ele, é preciso melhorar a regulação do setor ferroviário e rodoviário.

No mundo não falta dinheiro para investir. O problema nosso é qualidade da regulação, que é absolutamente instável , disse. No caso dos portos, acrescentou, a melhora da legislação estimulou o investimento em terminais privados, que hoje respondem por 2/3 das cargas movimentadas no País.

Quem quiser investir com mais segurança e estabilidade vai ter que vir para cá. Se fizermos uma regulação adequada, vai ser uma explosão de investimentos sem o Brasil precisar botar a mão no bolso , afirmou.

Fonte: Notícias Agrícolas

Imagem: Divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem