AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Para Senar Goiás, e-social é diferencial na contabilidade rural

Seminario morrinhos Larissa Melo 27

Murillo Soares

Contabilidade rural não é apenas fazer o Imposto de Renda (IR) do produtor. Este é o pontapé principal das rodadas dos Seminário de Contabilidade Rural, que acontecem em cidades-polo de Goiás durante todo o ano. Na última quarta-feira (9), a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) esteve em Morrinhos, com o palestrante, professor Marciel Augusto, que explicou aos presentes os pormenores e especificidades da contabilidade do agropecuarista.

Durante sua fala, um assunto sobre o qual o professor chamou a atenção dos presentes foi o e-social. Criado em 2015, este recurso facilita o envio de informações e o cumprimento das leis trabalhistas brasileiras, bem como suas obrigações fiscais. “São informações digitais sobre as operações que ocorrem na empresa. No caso, dentro da propriedade rural. Deve-se registrar quando o empregado foi admitido, quando ele saiu de férias, se ele se acidentou”, explicou Marciel. “Há a cultura do ‘jeitinho’ no Brasil e o e-social vem para acabar com isso”, continuou.

Mais conhecimento

O palestrante, que também é professor universitário, reiterou que os seminários têm como tópico mostrar o “bê-a-bá” do Imposto de Renda. “Vamos mostrar como se preenche a declaração corretamente, quais os pormenores e as partes cruciais do processo. Os participantes, com certeza, voltarão sabendo que conseguiram ampliar seus conhecimentos”, sublinhou Marciel.

Há uma série de pormenores, segundo o palestrante, que envolvem a declaração de uma propriedade rural. “A principal especificidade é que o contador deve montar toda a documentação sabendo que a contabilidade de uma propriedade rural tem certas ‘regalias’ e que vários tópicos são tratados de maneira diferente”, contou. “Aqui fazemos um trabalho preventivo, ensinando para que tudo seja feito da maneira correta e, no futuro, não haja autuações que causariam grande prejuízo”, concluiu.

ASeminario morrinhos Larissa Melo 24 contadora Joseanne Marques foi uma dessas pessoas que estava à procura de aprender melhor as diferenças entre a contabilidade rural e as demais e viu-se na obrigação de atualizar seus conhecimentos e aprender. A contadora, que atua em Goiânia e viajou até Morrinhos para o seminário, trabalha em um escritório e contou que, diante da procura cada vez maior de produtores rurais, está se especializando na área. “Além de aprimorar e reciclar o que já sei, quero oferecer um melhor serviço”, sublinhou.

Apesar de ter visto muitos tópicos na palestra com os quais lida diariamente, confessou que algumas nuances de certas áreas foram novidade. “Muito do que foi dito sobre a parte trabalhista e previdenciária foi novo conhecimento”, disse. “Espero sair daqui com ainda mais conhecimento agregado”, ressaltou. “Quero mais bagagem. É, claro, é sempre bom rever e relembrar conceitos”, completou.

Seminario morrinhos Larissa Melo 07Ainda tem mais

Segundo Lauro Lúcio Viana, da Arrecadação do Senar Goiás, os seminários que acontecerão no mês de março são remanescentes do ano anterior. A partir de abril, conta ele, começará o itinerário de 2016, que já tem tópicos e datas definidas até dezembro. “A cada semana estaremos em uma cidade: a próxima é Jussara. Depois, Porangatu. Por fim, Formosa. Aí, então, teremos completado a rodada do ano passado”, explicou ele. “Quem trabalha com a área contábil das propriedades rurais deve estar bem ciente sobre isso, a fim de melhorar sua comunicação com o produtor, que é nosso público-alvo”, ressaltou. “No fim, o grande beneficiário é o produtor rural”, finalizou.

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem