Murillo Soares
Nesta terça-feira (17), o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, participou da abertura da VIII Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Anápolis (Jamvet) como palestrante. Na ocasião, ele discutiu com os alunos tópicos relacionados às perspectivas do Agronegócio em Goiás, no Brasil e no mundo. Como presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Schreiner ainda assinou uma Carta de Intenção com a Faculdade, o que vai abrir novos caminhos para que cursos e treinamentos da entidade cheguem até os alunos.
Por meio da Carta de Intenção, que contou com o apoio do Sindicato Rural (SR) de Anápolis, estudantes do curso de Medicina Veterinária poderão participar de diversas ações promovidas pelo Senar Goiás. Dentre elas, pode-se citar os treinamentos de Formação Profissional Rural, de Formação Inicial Continuada do Pronatec, Programa Empreendedor Rural, curso técnico em Agronegócio e demais aulas de Ensino a Distância (EaD). Há ainda vagas de emprego oferecidas no fim da graduação e estágios extracurriculares oferecidos pelo SR durante todo o ano.
O tratado foi assinado por Schreiner, pela coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Juliana Dias Martins, e pelo vice-presidente do SR, José Caixeta Ramos. Como testemunhas, o coordenador da Jamvet, professor especialista do curso, Stiwens Roberto Trevisan Orpinelli; o diretor secretário do SR de Anápolis, Marcos Antônio Silva; e o superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo.
O futuro da economia
Após a assinatura da Carta de Intenção, José Mário Schreiner teve a palavra para analisar o mercado do agronegócio. “Não estou aqui para ensinar, e sim para trocar ideias com vocês”, frisou. O presidente da Faeg começou pontuando que, hoje, o Brasil vive duas grandes crises: uma econômica e outra, política. Ambas, segundo ele, estão relacionadas e o Agronegócio pode ser a saída. “A solução virá do setor produtivo, da iniciativa privada, de vocês, jovens”, constatou.
Schreiner assegurou que o agro está sustentando a economia brasileira e contou sobre a visita de Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), ao Brasil no fim do mês de outubro. “Alan ficou impressionado com trabalho que fazemos em Goiás, e afirmou que podemos ser a solução para uma futura crise alimentícia”, disse. O presidente contou que até 2040 a produção de alimentos deverá dobrar. Deste aumento, metade virá de safras brasileiras.
“Prestem atenção na China e na Índia”, ele também alertou. Segundo ele, os indianos têm aumentando sua renda de forma significativa desde o início dos anos 2000. “Quando se começa a ganhar um pouco melhor, a primeira coisa que o consumidor faz é comer melhor”, assegurou José Mário.
Em relação à China, ele afirmou que é um mercado em crescente expansão. “O gigante da Ásia terá sérios problemas com matéria prima no futuro e buscará salvação aqui”, assegurou. Além disso, o presidente da Faeg explicou que o Brasil tem buscado estimular o mercado chinês, “empurrando” produtos brasileiros de qualidade que não têm concorrência por lá, pois, por enquanto, o consumo ainda está crescendo.
“Os chineses tomam cerca de três xícaras de café por ano. Se começarmos a induzi-los a tomar mais, imaginem quanto de café brasileiros eles não importariam?”, indagou. O mesmo fenômeno deve acontecer com a carne, também. “Exportamos língua, miúdos e tripas para a China, mas estamos estimulando o mercado a consumir nossos melhores cortes; nosso churrasco”, contou. Segundo ele, há um acordo com o BNDES para abrir churrascarias no continente asiático, motivo que explica as recentes visitas da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, ao país.
José Mário concluiu incentivando os jovens a olhar com carinho para o Agronegócio. “Quando todas essas demandas que falei começarem a aparecer, serão vocês, médicos veterinários, que ajudarão a saciá-las”, disse. “Vocês estão no lugar certo, na hora certa. Agarrem esta oportunidade”, concluiu.
Jamvet
Esta foi a oitava edição da Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Anápolis, realizada anualmente. O evento todo dura uma semana e é voltado para conhecimento, ciência e pesquisa, através de palestras, minicursos e exposição de trabalhos científicos. A coordenadora do curso, Juliana Dias Martins, elogiou os alunos por darem continuidade ao projeto e ressaltou: “vocês só têm a ganhar; explorem ao máximo todos os palestrantes que vierem”.
Além da participação de José Mário Schreiner, há alguns minicursos que permeiam o assunto do agronegócio, mas sem entrar tanto no âmbito econômico. As palestras se encerrarão na quinta-feira (19), enquanto os minicursos, na sexta-feira (20). No sábado (21) haverá o encerramento oficial.