No sul de Goiás, um grupo de mulheres vivenciou na prática que nunca é tarde para aprender algo novo e dar um novo sentido para a vida. Por meio do curso de pintura em tecido oferecido gratuitamente pelo Senar Goiás, com apoio do Sindicato Rural de Caldas Novas e da Prefeitura Municipal de Rio Quente, as participantes encontram não só uma nova habilidade, mas também uma verdadeira terapia e uma oportunidade de renda.
Dentro da sala de aula, entre pincéis, tintas e panos, o ambiente é de aprendizado, troca de experiências e, principalmente, de entusiasmo. As alunas exploram a criatividade e redescobrem a autoconfiança. É o que revela uma das participantes, que se surpreendeu com sua evolução no curso:
“Eu nunca fiz nada igual, não me imaginaria, eu, pintando qualquer coisa. E quando eu me deparei com esse desenho e que a gente vai colocando cores, o desenho vai acontecendo. Talvez aquilo não é agradável aos meus olhos, e a professora, com todo o seu empenho, dedicação e carinho, vem aqui, pega um pincel e começa a pincelar… e a coisa acontece, a magia acontece”, conta Marília Machado.
Dona Laura Rodrigues, aposentada, vê no curso mais do que um passatempo: uma oportunidade de negócio. “Nessa pintura, acho que agora vai ser um meio de eu ganhar mais uma renda, né? Porque eu descobri que é muito bom demais. E aí a nossa instrutora também é uma pessoa legal, sempre nos ensina com muita calma. Então eu creio que eu vou adquirir muita renda com esse trabalho, porque é muito importante para mim, foi muito importante.”
Aposentada há duas décadas, Dona Maria Elza Gonçalves também enxerga na capacitação uma alternativa concreta de renda extra. “Para me ajudar mais na minha aposentadoria, né? Uma renda a mais, para aposentadoria.”
Além da capacitação técnica, os encontros semanais funcionam como ponto de convivência e estímulo à autoestima. Para muitas, como Dona Maria Santiago, que atuou como babá por mais de 20 anos, o curso representa uma nova fase da vida.
“Eu fui mãe de coração de, eu acho que umas 12 crianças, só no estado de Goiás. A primeira que eu peguei foi com sete meses, que é a filha da prefeita. Cuidei dela com sete meses, que ela nasceu de sete meses. Esses cursos aqui são muito gratificantes pra gente. Ainda mais a gente que fica em casa sozinha, sem ter ninguém pra conversar. Isso aqui é uma das terapias melhores que está acontecendo na nossa vida.”
A instrutora destaca que, além de ser um momento terapêutico para as participantes, o curso de pintura em tecido também tem foco especial na geração de renda.
“O Senar, ele visa muito trabalhar como terapia, né? Para as pessoas, igual aqui, a terceira idade. Então, assim, é uma terapia para elas. E o Senar visa muito também colocar em prática o que aprendeu e transformar em renda. Por isso nós incentivamos a todas a colocar em prática o que aprendeu nas 32 horas de curso. E a partir daqui surge uma nova rede de companheirismo, com participação em bazares, feiras”, lembra.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Senar Goiás, o Sindicato Rural de Caldas Novas e o poder público local. A prefeitura de Rio Quente reconhece os resultados positivos.
“Para nós é motivo de muita alegria, é importante esses cursos, porque por eles nós fortalecemos vínculos. Hoje o nosso público aqui é a melhor idade, então levanta a autoestima e ainda é uma garantia de fonte de renda para elas” destaca Cleynnubia Rodrigues, secretária de desenvolvimento social.
O curso de pintura em tecido é uma das muitas formações oferecidas pelo Senar Goiás que unem capacitação técnica e valorização pessoal. Ele está disponível por meio dos Sindicatos Rurais do estado. Os interessados em participar podem acessar o site https://sistemafaeg.com.br/sen... consultar a agenda em cada região.
Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag