PEC da vaquejada é aprovada em votação no Senado Federal

vaquejada 21475796474A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2016), que permite as vaquejadas sem atos cruéis aos animais no Brasil, foi aprovada nesta terça-feira (14) pelo Senado Federal. A votação ocorreu em dois turnos e recebeu 28 assinaturas. O texto segue agora para apreciação na Câmara dos Deputados.

Favorável a prática cultural, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, destaca que o esporte precisa ser aperfeiçoado para evitar danos aos animais. “A condição para a continuidade da vaquejada, é de que sejam regulamentadas leis específicas que garantem o bem-estar dos animais, sem prejudicá-los”, ressalta.

A PEC muda o artigo 225 da Constituição, que trata do meio ambiente, para descaracterizar a prática de crueldade associada ao esporte. O texto foi apresentado em outubro de 2016, logo após a decisão do STF de derrubar a lei que regulamentava a atividade como esporte no Ceará. Na ocasião, o relator, ministro Marco Aurélio, considerou haver “crueldade intrínseca” contra os animais.

O texto prevê que não serão consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como integrantes do patrimônio cultural brasileiro.

Texto: Assessoria de Comunicação da Faeg / Foto: Divulgação

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem