O Senar Goiás foi um dos grandes destaque da 21ª edição do Prêmio IEL de Talentos, realizada na última quinta-feira, 28 de agosto, na Casa da Indústria, em Goiânia. A premiação, considerada uma das mais tradicionais do estado, reconhece projetos inovadores desenvolvidos por estagiários, aprendizes e bolsistas de inovação, e mais uma vez evidenciou o protagonismo do setor rural na formação profissional.
Com projetos desenvolvidos por bolsistas do Programa Inova Talentos, promovido em parceria com o IEL Goiás, o Senar conquistou todos os lugares do pódio nas duas principais categorias voltadas ao Sistema S: Projeto Inovador e Artigo Inovador. Os vencedores são integrantes da Academia de Formação do Senar Goiás, iniciativa voltada à qualificação de jovens profissionais que atuam como técnicos de campo em diferentes regiões do estado.
Na categoria Projeto Inovador Sistema S, o primeiro lugar ficou com o engenheiro agrônomo Israel Guedes Silva Filho, de 26 anos, natural de Canarana (MT) e formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Bolsista de Inovação no Senar, ele atua há seis meses como técnico de campo e celebrou a conquista como reconhecimento de um trabalho construído em equipe. “Ser vencedor do Prêmio IEL de Talentos significa muito para mim, pois representa o reconhecimento de um esforço conjunto entre o Senar, os produtores e nós, jovens profissionais em formação. É um sinal de que estamos no caminho certo, levando inovação e suporte de qualidade para o campo. Sou muito grato ao IEL e ao Senar por acreditarem e investirem na formação de jovens profissionais”, afirmou.
O pódio da categoria foi completado pelos também bolsistas Erick Alyson Xavier da Cruz e Tatyana Celiac de Oliveira, ambos participantes da Academia de Formação.
Já na categoria Artigo Inovador Sistema S, a vencedora foi Camila Maciel de Holanda, de 33 anos. Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) e formada em Serviço Social pela Universidade Paulista (Unip), Camila é baiana de Santana e atualmente cursa pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Social. Em sua fala, ela destacou o caráter coletivo do projeto e o impacto social da pesquisa. “Ser vencedora do Prêmio IEL é muito mais do que uma conquista pessoal. É o reconhecimento de um trabalho que não é só meu, mas de todos os apicultores, técnicos de campo que contribuíram nesse projeto. Esse prêmio representa esperança, valorização da agricultura familiar e prova que, quando unimos técnica e propósito, conseguimos transformar realidades”, declarou.
O segundo lugar ficou novamente com Erick Alyson Xavier da Cruz, e o terceiro com Bruna Bastos Brandão, todos com trajetórias ligadas ao Senar Goiás.
Para o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, o resultado da premiação é reflexo direto da Academia de Formação, que vem se consolidando como um dos pilares da instituição na preparação de profissionais que atuam diretamente no campo. “A Academia de Formação tem um papel estratégico para o Senar Goiás. É por meio dela que conseguimos preparar, com excelência, os novos técnicos de campo que vão atuar lado a lado com os produtores rurais, levando conhecimento, inovação e orientação técnica de qualidade. Os resultados dessa premiação mostram que estamos formando profissionais altamente capacitados, comprometidos com o desenvolvimento sustentável do agro goiano e com a transformação da realidade no meio rural. Isso nos enche de orgulho e reforça nossa missão de educar para transformar”, destacou.
Comunicação Sistema Faeg/Senar
Notícias
01/09/2025
Notícias
29/08/2025