AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

PIB do agro brasileiro tem crescimento de 18,1% no acumulado de 2023

Imagem

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, divulgou na última quarta-feira (05/12), o resultado do PIB do 3º Trimestre de 2023 do País, com um pequeno aumento de 0,1% de crescimento em relação ao 2º trimestre de 2023. Considerando as atividades econômicas, a agropecuária registrou uma queda de 3,3%, enquanto a indústria cresceu 0,6% e os serviços 0,6%, no mesmo período.

A queda de 3,3% do PIB do setor agropecuário no 3º trimestre de 2023, ante igual período de 2022 é um movimento natural devido à sazonalidade das atividades agrícolas e pecuárias. Período onde tivemos o fim da colheita da soja e do milho.

No entanto, quando destacamos o acumulado do ano (janeiro a setembro/2023), o crescimento do PIB brasileiro foi de 3,2%, quando comparado com o mesmo período de 2022. Já o setor agropecuário teve alta de 18,1% no mesmo período, superando todas as expectativas do mercado. Esse crescimento foi impulsionado pelo resultado da boa safra de milho 2ª safra, de algodão, cana-de-açúcar e café. É o melhor resultado acumulado desde o início da série histórica, há 28 anos.

Enquanto, a indústria e o setor de serviços, no mesmo período, tiveram crescimento acumulado de 1,2% e 2,6% respectivamente. Isso demonstra que o setor agropecuário foi o setor que mais contribuiu para o crescimento de 3,2% do país nos nove primeiros meses do ano. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), aproximadamente metade do crescimento do PIB do Brasil no acumulado deste ano foi decorrente da atividade agropecuária. Fato que deverá contribuir para aumentar sua participação no PIB nacional de 6,8% em 2022 para 8% em 2023.

A estimativa da CNA, é que o PIB da agropecuária feche o ano de 2023, com um aumento de 14,5% no PIB.

Análise: Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás -IFAG

Áreas de atuação

Veja também

Graviola

Notícias

Graviola goiana busca espaço no mercado com acompanhamento do Senar Goiás

Senar

Notícias

Senar Goiás apresenta soluções para o plantio e manejo da lavoura de grãos

El

Hortifrútis

El Ñino traz variações nos preços das hortaliças e frutas

Imagem