PIB do Agro registra novo crescimento em novembro de 2020

Imagem

O PIB do agronegócio, que cresceu lentamente em abril e em maio devido aos impactos da pandemia, registrou forte aceleração a partir de junho de 2020 e fechou o mês de novembro com avanço de 2,37%. Os cálculos foram feitos pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, realizados em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Com isso, a alta acumulada nos 11 primeiros meses de 2020 chegou a 19,66%.

Os destaques foram para os segmentos primário e de agrosserviços, que registraram altas de 47,5% e de 17,06% no PIB, respectivamente.

Como destacado em relatórios anteriores, para os agrosserviços, o resultado positivo do PIB reflete, primeiramente, a continuidade do abastecimento do mercado doméstico pelo agronegócio e o excelente desempenho do setor em termos de exportações – implicando em grande uso de serviços de comércio, transporte e armazenagem. Além disso, esse resultado se deve à expansão da prestação de outros serviços às cadeias do agronegócio, como financeiros, de comunicação, jurídicos, contábeis e de consultoria, entre outros.

Os resultados consolidam o cenário geral que já havia sido traçado para o segmento primário, com o forte crescimento do PIB em 2020 atrelado à expansão da oferta e ao intenso avanço dos preços agropecuários reais, resultado dos aumentos expressivos na demanda, tanto externa quanto doméstica, e do alto patamar da taxa de câmbio.

Especificamente, os produtos destaques em termos de altas de preços no período foram: arroz, milho, soja, café e trigo, na agricultura, e suínos, boi gordo e ovos, na pecuária. Quanto à produção, foram colhidas safras maiores em 2020 para algodão, arroz, cacau, café, cana, feijão, milho, soja, trigo e madeira para celulose. Na pecuária, apenas a produção de boi gordo diminuiu, com expansões para suínos, aves, ovos e leite.

Fonte: IFAG

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem