PIB recua 0,1% e interrompe ciclo de trimestres positivos

Imagem

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou hoje pela manhã o PIB – Produto Interno Bruto, do 2º trimestre de 2021. Embora na comparação do segundo trimestre de 2021 contra o primeiro trimestre de 2021, o resultado tenha sido negativo (-0,1%), o indicador que mede a atividade econômica cresceu 12,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, 6,4% no ano e 1,8% no acumulado dos quatro trimestres terminados no segundo trimestre de 2021.

.Na Agropecuária, o crescimento foi de 1,3% no comparativo entre 2ºTRI/2021 e 2ºTRI/2020, resultado que pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade, visível na estimativa de variação da quantidade produzida vis-à-vis a área plantada, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE - julho 2021), divulgado no mês de agosto.

Entre os produtos com safra no 2º trimestre que apresentaram crescimento na estimativa de produção anual e ganho de produtividade, destacam-se: soja (9,8%) e arroz (4,1%). Em contrapartida, as culturas de café, algodão e milho registraram variações negativas na estimativa de produção anual: -21,0%; -16,6% e -11,3%, respectivamente. Cabe ressaltar que as estimativas para Pecuária e Produção florestal apontaram contribuição positiva dessas atividades no desempenho da Agropecuária neste trimestre.

Em relação ao mesmo semestre do ano anterior, o segmento cresceu 3,3% e 2,0% no acumulado dos quatro trimestres terminados no segundo trimestre de 2021, no comparativo entre o 2ºTRI/2021 e o 1ºTRI/2021, o setor registrou decréscimo de 2,8%. É importante lembrar que a variação do PIB da Agropecuária reflete a evolução da renda real do setor, logo, sendo consideradas variações tanto de volume quanto de preços reais.

Comunicação Sistema FAEG/IFAG

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem