Plantio da soja em Goiás avança lentamente e pode apertar janela da safrinha, avalia Ifag

Com 15% da área semeada, percentual está abaixo da média histórica. Apesar do atraso, período ainda é considerado ideal para a soja

O plantio da soja em Goiás segue em ritmo mais lento neste início de safra 2025/26. De acordo com o gerente técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), Leonardo Machado, cerca de 15% da área prevista já foi semeada no Estado, percentual bem abaixo da média histórica de 32% para este mesmo período.

“Estamos com um atraso de aproximadamente duas semanas em relação à média dos últimos anos. No ano passado, que também teve um início mais lento, o plantio estava em 26% nesta época. Ou seja, temos cerca de uma semana de atraso em comparação com 2024”, explica Machado.

Apesar do ritmo menor, o gerente técnico ressalta que a situação não compromete o desenvolvimento da soja, já que o Estado ainda está dentro do período ideal de plantio. “Esse atraso não significa que teremos problemas com a soja, porque ainda estamos dentro do período ótimo. A cultura pode ser plantada tranquilamente até dezembro, já que o fotoperíodo e as chuvas ainda favorecem o desenvolvimento”, afirma.

A principal preocupação, segundo ele, está voltada para a safrinha do ano que vem, caso o atraso se mantenha nas próximas semanas. “Se a soja demorar mais para emergir, a colheita vai avançar sobre fevereiro, deixando a janela de plantio do milho safrinha muito apertada”, alerta.

A previsão é que chuvas mais intensas sejam registradas a partir do primeiro fim de semana de novembro. “Ainda precisamos acompanhar a evolução do clima, mas o cenário por enquanto é de atenção, não de preocupação”, completa Leonardo Machado.

Imagem: divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag


Áreas de atuação

Veja também

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Imagem