Murillo Soares
Bom Jesus de Goiás amanheceu o último sábado (4) com muito sol, compensando dias anteriores de muita chuva, para sediar o Faeg/Senar em Ação, no Parque de Exposições do Município. A equipe da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) começaram seu trabalho - aliados a parceiros - bem cedo, às 8 da manhã e foi até os últimos raios solares se esvaírem do local.
Em uma parceria com a prefeitura e o Sindicato Rural (SR) do município, o evento levou saúde e cidadania à população mais necessitada, que saiu de lá contente e realizada. É o caso de Simone Maria Silva, 54, que passou pelos atendimentos de Oftalmologia e Dermatologia. “Com a crise, estou gastando demais com as necessidades da casa e não tem sobrado dinheiro para fazer consultas médicas”, contou. Segundo ela, você pode até marcar uma consulta pelo sistema público de saúde, mas demora meses para ser atendido. “Se você tiver dinheiro, numa clínica particular é na hora”, completou.
Diabética, ela precisa fazer acompanhamento com um oftalmologista de seis em seis meses, “mas faz três anos que não vejo como está meu olho”, confessou. Só de consulta, continuou ela, é mais ou menos R$ 200. “Isso sem contar o preço do óculos, que é mais ou menos R$ 300”, sublinhou. Por isso, ela - e mais outros tantos, que somaram 2717 atendimentos - ficaram contentes com a ida o Faeg/Senar em Ação para Bom Jesus. “Eventos assim merecem todo o nosso apoio”, disse dona Simone.
Solo fértil
“Muitas vezes as pessoas acham que nosso projeto é algo do governo e, por isso, ficam receosas em virem”, afirmou José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar. “Aqui não tem um centavo do Estado, tudo aqui é fruto da dedicação que temos não só pelo produtor rural, mas por toda a sociedade”, disse. Em Bom Jesus, continuou ele, há parcerias e uma população que fazem do município um solo fértil. “Quando você planta uma semente em uma terra boa, ela só tem um caminho: crescer”, ressaltou.
Para o prefeito de Bom Jesus, Daniel Vieira Ramos, essa dedicação da Faeg e do Senar não será esquecida pelos moradores de lá. “Essa parceria tem sido muito importante para nós e, sobretudo, para todas as pessoas que foram atendidas”, sublinhou. Já o presidente do SR, Messias Rogério Issy, ressaltou que, parte da colaboração entre as entidades são os cursos do Senar, “para qualquer um que queria expandir seu conhecimento ou aprender uma nova profissão”, disse.
Persistência
Segundo Schreiner, a crise econômica que passa pelo país seria o motivo perfeito para desacelerar as atividades do Sistema Faeg/Senar. “Mas é quando a coisa aperta que temos que trabalhar ainda mais. Como dizem na roça, quando a coisa está feia, seguramos no chifre do boi”, brincou. Além disso, para ajudar a população, conforme disse, não precisa de muito. “Quem quer fazer o bem não precisa nem ser político, só precisa ter sensibilidade e força de vontade”, ressaltou.