Nayara Pereira
Para dona Iraides da Silva, 61, não há coisa melhor do que ser atendida com atenção e dedicação, apesar da quantidade de pessoas que também esperam pelo atendimento. Segundo ela, é preciso um pouco de paciência para realizar exames em Nova Crixás. “Os encaminhamentos são demorados, porque não há especialistas”, afirmou. E, para ela, este foi o ponto alto do Faeg/Senar em Ação que aconteceu no município de Nova Crixás, no último sábado (29) e realizou mais de 2.800 atendimentos. O evento realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e Sindicato Rural (SR) da cidade, teve a parceria da Prefeitura Municipal e Fazenda Conforto.
Assim com dona Iraides, que consultou com um cardiologista e oftalmologista, o chefe de cozinha, Sebastião Ferraz, 53 anos, foi fazer um check-up. Aproveitando os atendimentos, que aconteceu na Escola Municipal José Pires de Souza, Sebastião consultou com um clínico geral, dermatologista, aferiu a pressão, além de fazer exame de PSA. “A agilidade daqui me encantou. Fui em dois médicos e eu, até mesmo fiz um exame de sangue”, contou. E esse é o objetivo do Faeg/Senar em Ação: encantar as pessoas e ajudá-las da melhor maneira possível.
De acordo com o presidente do SR de Nova Crixás, Luiz Renato de Macedo, isso mostra o apreço de todos os parceiros pelo bem-estar do povo da cidade e zona rural de Goiás. “Queremos ajudar, principalmente, aqueles que não têm condições de se deslocar às grandes cidades para consultas médicas ou serviços básicos de cidadania”, sublinhou.
Para o diretor executivo da Fazenda Conforto, Gilson Luiz, é uma satisfação ver a felicidade das pessoas que vem em busca de atendimentos e saem satisfeitas. “O nosso objetivo como parceiros foi cumprida”, disse. Pessoas que moram em assentamentos, fazendas e zona rural também estiveram presentes. Foi o caso de Maria do Rosário. Que veio de uma fazenda próxima a cidade e aproveitou o sábado para receber vários atendimentos.
Para todos
O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que também preside o Conselho Administrativo do Sernar Goiás, se mostrou mais que contente com a quantidade de pessoas recebendo atendimento e também com os sorrisos estampados em seus rostos. “O desafio de qualquer liderança é tocar e marcar a vida das pessoas de uma maneira positiva. Aqui vejo muitas pessoas amigas e quero ajudar a melhorar a qualidade de vida de cada um, nem que seja um pouquinho”, afirmou. “Sei que sozinhos fazemos muita coisa, mas quando estamos juntos, vamos mais longe. Por isso, agradeço a cada parceiro que se empenhou para que este evento acontecesse”, bradou.
A Faeg e o Senar, continuou Schreiner, têm muito conhecimento sobre a real situação de Goiás. “Sei muito bem que não há especialistas médicos em boa parte do nosso estado. Um clínico geral ajuda - e muito - a população, mas ele não consegue, sozinho, tratar todas as doenças e sanar todas as enfermidades. Um especialista é mais que necessário”, disse. Segundo ele, a recompensa pelo trabalho bem feito é apenas uma: ver a alegria de uma população bem atendida e satisfeita. Ao todo, foram mais de 1.400 sorrisos, estampados nos lábios de quem compareceu e aprovou mais uma edição do Faeg/Senar em Ação.