Portaria regulamenta regras de migração para o sistema de Web Outorga

Imagem

A portaria nº 212/2019 publicada em 04 de outubro de 2019 estabelece a obrigatoriedade da migração dos processos protocolados no Sistema de Gestão Ambiental- SGA para o novo sistema eletrônico denominado “Web Outorga”.

A referida migração deve ser realizada no seguinte caso: a) Processos de “Águas Superficiais” dos anos de 2017, 2018 e 2019 que não foram analisados tecnicamente. Entende-se por processo de águas superficiais as seguintes tipologias: Barragem, Captação em Barragem e Captação Direta, para todas as finalidades de uso existentes.

b) Processos de “Renovação” de todas as tipologias, protocolados a partir de abril de 2018. Os processos de Renovação de Outorgas de Águas Superficiais e Subterrâneas (excetuando-se apenas os de Aproveitamento Hidrelétrico), deverão ser reabertos no sistema Web Outorga como novos processos, porém, os mesmos serão tratados durante a análise, como interferências já existentes.

O Sistema WebOutorga, estabelecido pela Portaria 212/2019, já está em fase de teste desde o dia 1º de outubro. Os usuários, inclusive, já podem acessar o site da Semad para baixar o manual do sistema:

http://www.meioambiente.go.gov.br/files/Manuais/Manual_WebOutorga_V1.0.pdf

Ficam estabelecidos os prazos abaixo para a migração:

Outorga

A outorga de direito de uso de água é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos que tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo, além do efetivo exercício dos direitos de acesso a recursos hídricos. O direito de uso da água não significa que o usuário seja o proprietário ou que ocorra alienação desse recurso. Necessitam de outorga aqueles que fazem captação de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou para processo produtivo; os que fazem extração em aquífero subterrâneo; os que realizam lançamento em esgotos e outros resíduos, tratados ou não; os que fazem uso de potencial hidrelétrico e qualquer outro uso que altere o regime, quantidade ou qualidade da água existente.

Fonte: SEMAD

Áreas de atuação

Veja também

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Novo

Infraestrutura

Novo Instrumento de Convocação é Publicado - Pavimentação da Rodovia GO-147

Imagem