Os preços do farelo de soja caíram na primeira quinzena de agosto, acompanhando os recuos da soja grão. A pressão de baixa vem do mercado internacional, com a melhora do clima nas principais regiões produtoras nos Estados Unidos e os recentes recuos do dólar. Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, a tonelada do farelo está cotada, em média, em R$1.079,78, sem o frete.
O recuo foi de 3,9% em agosto, em relação a julho deste ano. Na comparação com agosto de 2016, o insumo está custando 21,9% menos este ano. “A queda nos preços da soja grão no mercado internacional foi influenciada principalmente pelo desenvolvimento da safra norte americana, os preços do farelo de soja vem caindo no mercado interno goiano”, aponta o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Cristiano Palavro.
Segundo levantamento Ifag, a queda registrada nos preços do farelo foi de 7,65% no último mês. Em curto e médio prazo, o clima nos Estados Unidos e o câmbio continuarão ditando o ritmo do mercado da soja e do farelo de soja.
O cenário mais favorável de chuvas e desenvolvimento das lavouras norte-americanas deverá seguir como fator baixista nos próximos dias. De qualquer maneira, o clima é sempre uma incógnita e qualquer questão adversa poderá retomar a firmeza dos preços.
Texto: Faeg, com informações da Scot Consultoria
Foto: Arquivo Faeg