AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Presidente da Faeg participa de assinatura de ordens de serviço

Imagem

agua para todosFrancis Telles

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) José Mário Schreiner, participou nesta quarta-feira (26) da assinatura de ordem de serviço para a segunda fase do Programa Água Para Todos, do Governo do Estado. O evento aconteceu no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença do governador Marconi Perillo, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED), Luiz Maronezi, além de autoridades, prefeitos, moradores das comunidades e convidados.

Segundo o governo do estado, oito mil famílias já foram atendidas dentro do Programa. Nessa nova etapa, a previsão é alcançar 35 mil pessoas em todo o estado. Com a assinatura da ordem de serviço, mais 106 Sistemas Coletivos de Abastecimento de água potável serão implantados em comunidades rurais espalhadas em todo estado. De acordo com o presidente da Faeg, o Programa de universalização do acesso e uso de água, tem alcance nacional é extremamente importante fazer parte do processo. “Esperamos que com essas ações possamos levar qualidade de vida para essas famílias”, ressalta José Mário.

Na solenidade, Marconi Perillo falou sobre a necessidade de olhar em prol de famílias que vivem em assentamentos. “Estão fazendo reforma agrária de forma equivocada, na maioria dos casos, deixam as pessoas nessas comunidades rurais, sem casas, ruas e água tratada, empurrando esses problemas para as prefeituras, que só conseguem resolver alguns com ajuda de entidades”. O governador parabenizou o presidente da Faeg pela parceria, no sentido de discutir e apontar soluções importantes para o desenvolvimento do Estado.

A Faeg tem desenvolvido várias ações, entre elas um levantamento sobre a quantidade e as condições de vida dessas comunidades. O objetivo é levar assistência e políticas públicas para as famílias que vivem em assentamentos.

Programa

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Água, é uma parceira do Ministério de Integração Nacional (MI) e Governo do Estado. Goiás foi o único a alcançar a meta de implantação de poços nas comunidades. A instalação conta com perfuração de poços, de grande profundidade, e rede de distribuição de água. Serão investidos R$ 18 milhões, recurso federal em contrapartida com o do estado de Goiás.

A prefeita do município de Nova Roma, Miriam Leite, região do nordeste goiano, contou que 50 famílias que foram beneficiadas com o programa. “A qualidade da água era de péssima qualidade. Não tenho palavras para agradecer”, disse.

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem