Michelle Rabelo
“Quanta gente jovem e bem sucedida aqui. Eu já vejo o futuro”, brincou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), José Mário Schreiner, durante encontro do Programa CNA Jovem, realizado neste final de semana, na cidade de Pirenópolis. Ele, que também é presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, fez questão de falar com os mais de 130 meninos e meninas que estiveram no município, por convite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para saber mais sobre a importância da comunicação na vida das lideranças de agronegócio.
A programação foi composta por palestras, dinâmicas de grupo e oficinas práticas que abordaram temas como comunicação jornalística, processo de comunicação e comportamento de liderança, entre outros. As atividades, coordenadas pela equipe do Departamento de Educação Formal e Promoção Social do Senar (DEPPS), foram ministradas por jornalistas e por professores da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP).
Durante sua fala, José Mário destacou a importância econômica do agronegócio e a diferença que a participação do jovem nesse cenário causará no futuro. Além disso, falou sobre empreendedorismo, o cenário político atual e de como as novas lideranças serão inseridas nele. Pontos como o tão falado negócio sustentável e o desfaio de produzir em um mundo com cada vez mais mercados para o que é produzido no Brasil, não ficaram de fora do bate papo que Schreiner teve com o público. “Não conheço nenhum setor tão inovador no aspecto tecnológico como o agronegócio brasileiro. Temos muito a contribuir com o Brasil e precisamos da participação de vocês”, pontuou.
Para o Secretário Executivo do Senar Central, Daniel Carrara, superar as dificuldades de comunicação do setor Agro com a sociedade urbana e com os meios de comunicação é um desafio antigo e que vem sendo aprimorado ao longo dos últimos anos pela entidade. Na opinião dele, os conhecimentos repassados para os participantes do CNA Jovem nesse segundo encontro são essenciais para que as futuras lideranças tenham habilidade no relacionamento com a opinião pública. “Um dos maiores frutos desse segundo encontro foi a apresentação sobre a imagem e a percepção do produtor rural no inconsciente coletivo da sociedade como um todo. Temos que reativar esse tipo de debate dentro do Sistema para sabermos nos posicionar como um setor e não de forma individual” ressalta.
CNA Jovem
O programa está preparando 134 jovens do meio rural de todo o País para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. O processo de formação tem aproximadamente 300 horas e uma metodologia inovadora, que permite o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens selecionados como líderes. Ao final, os cinco candidatos que se destacarem durante esse processo formativo farão uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios.
O CNA Jovem tem quatro encontros presenciais (64 horas) e atividades de EaD (72 horas). Em paralelo, os alunos estão fazendo um curso EaD de inglês (120 horas). A formação associa o conhecimento das temáticas de interesse do agronegócio com a prática de tomada de decisões, com desafios práticos, elaboração de planos de negócios, business games, visitas técnicas e desenvolvimento de competências comportamentais e de comunicação. (Com informações da Assessoria de Comunicação Senar Central)