Michelle Rabelo
Uma gestão compartilhada. Foi assim que o novo presidente do Sindicato Rural (SR) de Orizona definiu o próximo triênio. Geovando Vieira tomou posse na noite da última sexta-feira (27/11), juntamente com sua diretoria, e dirigirá a unidade até outubro de 2017. O evento, realizado no próprio SR, contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, entre outras autoridades. “A Faeg e o Senar Goiás não seriam nada sem os Sindicatos Rurais. Hoje fico muito feliz de participar do inicio de uma nova etapa para a unidade de Orizona, que tem uma característica participativa muito forte”, afirmou Schreiner.
Geovando, que fazia parte da chapa que dirigiu o Sindicato Rural nos últimos três anos, lançou seu nome com o apoio do o ex-presidente, e amigo, Domingos Sávio. Também assumiram novos cargos na diretoria Paulo Mendonça de Lima, como 1º vice-presidente e Marcelo Firmino da Silva, como 2º vice-presidente (abaixo, lista completa com nome de todos os membros).
Para Domingo, o nome de Geovando foi uma escolha de peso, “já que ele sempre defendeu os interesses dos produtores rurais”. Concordando o ex-presidente, José Mário Schreiner, fez questão de elogiar Geovando e sua preocupação com os jovens rurais. “Fiz questão de vir até Orizona para prestigiar o Geovando e parabenizar o Domingos pela gestão. Também vim ratificar o apoio da Faeg e do Senar no que diz respeito à defesa e à melhoria da qualidade de vida do homem do campo. Entre os projetos de Geovando está o estímulo dos jovens rurais e isso é digno de elogios. Já temos aqui em Orizona a 1ª turma do Pronatec Agro e acredito que isso é só o começo”, pontuou.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Orizona, Altaídes de Souza, o prefeito da cidade, Felipe Dias, o deputado federal, Roberto Balestra, entre outros nomes.
Futuro
Segundo Geovando, os próximos três anos serão de muito trabalho. “Queremos estabelecer uma relação forte de parceria com o poder público municipal, trabalhar com jovens rurais – filhos dos associados – para despertar o interesse classista por meio de eventos de formação técnica e fazer reuniões mais próximas dos associados que moram nos distritos”, pontuou, já destacando a assessoria que deve ser prestada aos produtores sobre questões ambientais.
Mesmo com tantos projetos, o presidente citou como carro-chefe de sua gestão a construção do Parque de Exposições de Orizona . “A verba, que já está liberada, virá da prefeitura. O Parque é muito importante, já que aqui nós temos a Festa do Leite, conhecida em todo o estado. Com um local específico, a festa ficará ainda mais bonita”, completou.
Schreiner elogiou o projeto de construção do Parque Agropecuário, dizendo que ele será um local de representatividade do produtor. “Em Orizona, quase 50% da população ainda é rural. É um dos municípios mais rurais de Goiás. Precisamos respeitar e reconhecer a agropecuária. Se tem um setor do qual nos podemos nos orgulhar, que vem se desenvolvendo significamente nos últimos 30 anos, apesar das dificuldades, chama-se setor produtivo rural, agropecuária, agronegócio. Nós somos um exemplo da inovação, da utilização de tecnologia, da força, da superação. Militar nesse setor por meio dos Sindicatos Rurais é algo extraordinário”, pontuou.
Expectativas
Para o produtor de leite Paulo Moura, a nova gestão vem cheia de boas expectativas. “Domingos foi um presidente muito ativo. Tenho certeza de que a gestão de Geovando não será diferente”, pontuou. Paulo é sindicalizado e acredita que o conhecimento do novo presidente vai engradecer ainda mais o Sindicato Rural”.
Nova diretoria do Sindicato Rural de Orizona:
Presidente: Geovando Vieira
1º Vice-presidente: Paulo Mendonça de Lima
2º Vice-presidente: Marcelo Firmino da Silva
1º Tesoureiro: Hélio Frutuoso de Assis
2º Tesoureiro: Sebastião Rodrigues
1º Secretário: Cézar Augusto de Castro
2º Secretária: Fátima Borges de Lima
Conselho Fiscal:
Sebastião de Souza Caixeta
José Correia Pereira
Marcos Rodrigues Bragança