Nayara Pereira
A nova diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB Goiás) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Goiás (Sescoop GO) tomou posse nesta segunda-feira (4) na sede da entidade. Na solenidade, autoridades políticas, produtores rurais e representantes de cooperativas prestigiaram a cerimonia que dá início ao mandato do novo presidente Joaquim Guilherme Barbosa no sistema cooperativo do Estado.
Prestigiando o evento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), José Mário Schreiner, deu as boas-vindas ao novo conselho administrativo da casa. “A chegada de Joaquim Guilherme ao posto mais alto do cooperativismo de Goiás é, para nós, motivo de satisfação e expectava muito grande. Ele já tem uma participação na produção dentro do ambiente cooperativista e a experiência política possibilitarão a ele um excelente trabalho”, destaca.
José Mário destacou também, o trabalho realizado por outros presidentes em mandatos passados, além do crescimento do setor no Estado. “Todos que passaram pelo sistema OCB desenvolveram um excelente trabalho, Antônio Chavaglia, presidente por vários mandatos, Haroldo Max, uma pessoa determinada, fizeram do cooperativismo, além de outros comandantes, trabalhos de referência para Goiás”.
Para o vice-governador, José Eliton Júnior, que também esteve presente na solenidade, o cooperativismo tem uma importância significativa para a economia goiana. “A medida em que congrega especialmente o homem do campo e ações que viabilizem importantes negócios no setor produtivo, faz com que, o cooperativismo ganhe ainda mais destaque, principalmente na produção primária, que é uma importante renda na cadeia econômica do Estado”, pontou.
Posse
Membro há 10 anos do cooperativismo, Joaquim Guilherme, apontou como um dos principais desafios para o novo mandato a necessidade de ampliar a visibilidade do sistema OCB/Sescoop. “Temos mais de 100 cooperativas registradas e que não são associadas. Precisamos descobrir o que falta para que elas venham participar conosco para que possamos caminhar juntos e adquirir novos espaços”. Além do cargo de presidência, Joaquim Guilherme, presidirá o braço educativo e social do sistema OCB/Sescoop.
Na ocasião, tomou posse também, o vice-presidente, Luís Alberto Pereira e 13 lideranças cooperativistas de vários ramos, que comporão o Conselho Administrativo e Fiscal da OCB.