Murillo Soares
Em 2016, o “beco da minha terra”, nome carinhoso que Cora Coralina deu à Cidade de Goiás, chega aos seus 289 anos. Nesta mesma data (25), todo ano, acontece a transferência simbólica da capital para lá, em cerimônia formal. Este ano, no entanto, o evento teve a presença dos presidentes de 13 Federações da Agricultura e Pecuária do Brasil, que receberam das mãos do governador de Goiás, Marconi Perillo, a maior honraria do Estado: a Comenda do Mérito Anhanguera, em cerimônia realizada na Cidade de Goiás.
Para o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, o dia foi histórico. “É motivo de satisfação, orgulho e alegria receber os presidentes na Cidade de Goiás para esta homenagem, que traduz a importância do setor agropecuário no nosso país, sobretudo na atual situação econômica na qual nos encontramos”, sublinhou. Schreiner destacou ainda que o merecimento da Comenda vem do trabalho que os convidados fizeram para o setor, além de serem os representantes legítimos dos produtores rurais. “Eles fazem parte de um importante sistema que faz com que nossa produção continue a todo vapor, aliados aos Sindicatos Rurais (SRs) e à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)”, ressaltou.
Ao todo, os presidentes de Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins, receberam a Comenda do Mérito Anhanguera.
Comenda
A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada em 1975 para homenagear pessoas físicas e corporações militares. Segundo o governador do Estado, Marconi Perillo, a honraria destaca pessoas que são fundamentais para o desenvolvimento de Goiás e também do Brasil. Na ocasião, além dos presidentes das Federações da Agricultura e Pecuária, os presidentes das Federações da Indústria, ministros da República e representantes dos Grupos de Líderes Empresariais (LIDEs) também receberam a Comenda.
Esta é a 13ª vez que Perillo participa da cerimônia de aniversário da Cidade de Goiás, como ele mesmo lembrou na cerimônia. Durante o evento, além da entrega da medalha, devolve-se, simbolicamente, o título de capital do estado ao município por três dias e os Poderes Executivo, Legislativo e Jurídico se instalam na antiga Vila Boa. A abertura acontece com o deslocamento do pavilhão nacional - quando a Tropa da Polícia Militar desfila em frente às autoridades presentes. “A Cidade de Goiás está em sintonia com as tradições. Fomos um dos estados que mais cresceram - mesmo com recessão econômica. Goiás desponta e ajuda a construir o Brasil do presente e do futuro, harmônio com o passado”, afirmou Marconi.