Produção de grãos aumenta e Faeg destaca milho safrinha

Imagem

milho jatai Larissa Melo 33Douglas Freitas, com informações da Conab
A safra brasileira de grãos 2014/2015 alcançou os 209,5 milhões de toneladas, com mais um recorde sobre os números passados. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que indicou ainda que o aumento é de 8,2% ou 15,9 milhões de toneladas sobre da produção de 2013/14, de 193,62 milhões de toneladas. Diante disso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) destaca que a produção teve um crescimento tão significativo principalmente por conta da soja e do milho safrinha, os quais tiveram crescimento de 11,7 e 12,6% na produção total. O levantamento, 12º da safra feito pela Conab, pode ser conferido, na íntegra, aqui.

O ganho de produtividade do milho segunda safra, registrado nos estados do centro-oeste e no paraná, foi um dos principais responsáveis pelo crescimento. A produção chega a 54,5 milhões de toneladas (t), com aumento de 6,1 milhões de toneladas a mais que em 2014. Com relação ao levantamento anterior, houve um acréscimo de 500 mil t. Já a soja deve alcançar 96,2 milhões de toneladas, registrando 11,8% a mais que as 86,1 milhões da safra anterior.

Segundo Cristiano Palavro, consultor técnico da Faeg e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), diferente do resultado nacional, Goiás, apesar de ter tido um crescimento de 7,2% na sua área plantada em 2015, teve um resultado de produção de apenas 3,7% maior em relação ao ano passado. “O que realmente salvou nosso resultado foi o milho safrinha, o qual teve uma produção 24% maior do que o ano anterior. Ele compensou dentro a expectativa de manutenção ou mesmo de queda na produção, influenciada pelas perdas de soja na safra de verão”, acrescenta.


O trigo está em início de colheita em alguns estados do centro-oeste, sudeste e no paraná. Apesar da redução de área de 10,4%, a expectativa é de aumento de produção, podendo chegar a sete milhões de toneladas, graças sobretudo à recuperação da produtividade no Rio Grande do Sul.

Área
A pesquisa registra 58 milhões de hectares da área total. A de plantio das culturas é 1,7% maior que a da safra 2013/14, com um aumento de 976,1 mil ha. A soja apresentou crescimento de 6,4% ou 1,9 milhão de hectares acima da área anterior, assim como o milho segunda safra, que teve acréscimo de 4,1% ou 376,4 mil ha. No total, a área da soja é de 32,1 milhões de hectares e a do milho segunda safra, de 9,6 milhões.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 29 de agosto, com informações de área plantada, produção e produtividade média estimadas, evolução do desenvolvimento das culturas, pacote tecnológico utilizado pelos produtores, além de evolução da colheita e outras variáveis.

Cana-de-açúcar (errata) - Após uma nova consolidação dos dados do 2º levantamento da safra 2015/16 de cana-de-açúcar, divulgado no último dia 13 de agosto, foi feito um ajuste nos dados relativos à produção da safra mineira. O número de 53,33 milhões de toneladas foi corrigido para 61,28 milhões de toneladas. Assim a produção nacional tem seu total alterado de 655,15 milhões de toneladas para 663,11 milhões de toneladas.

Áreas de atuação

Veja também

Fruticultura

Notícias

Fruticultura da manga: Senar Goiás lança curso para estimular cultivo no estado

Palestra

Notícias

Palestra “Do Bezerro ao Boi Gordo” destaca integração tecnológica no ciclo pecuário

Tecnologia

Artigo

Tecnologia que revoluciona o agro do campo à cidade

Imagem