Produção de grãos em Goiás pode chegar a 32,1 milhões de toneladas

Imagem

Divulgado nesta quarta-feira (09) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o 2° Levantamento da Safra 2022/23. De acordo com os dados divulgados, a produção brasileira de grãos deve atingir um total de 313 milhões de toneladas, um volume 15,5% maior que o registrado no último ciclo.

Para o estado de Goiás a produção estimada de soja é de 17,4 milhões de toneladas, ocorrendo uma redução de 253,2 mil toneladas no comparativo com o 1° levantamento – de outubro. Apesar dessa queda, o estado manteve o seu posicionamento no 4° lugar do ranking nacional de produção. Para a área destinada ao plantio houve um acréscimo de 3,2% em relação ao primeiro levantamento, mas esse acréscimo é explicado, entre outros fatores, pela opção de plantio da oleaginosa devido sua melhor rentabilidade quando comparada às outras culturas.

No cenário estadual do milho safrinha, a entidade manteve as estimativas divulgadas no 1°levantamento (outubro). Para o milho total a previsão é de que a produção tenha um acréscimo de 33,3% em relação à safra 2021/22, o que posiciona Goiás como terceiro maior produtor de milho total do país.

No panorama geral da produção de grãos, o estado de Goiás deverá produzir cerca de 32,1 milhões de toneladas, o que representa 10,3% da produção nacional. No que se refere aos demais cultivos presentes em Goiás, a Companhia manteve grande parte das estimativas divulgadas no 1° levantamento, reduzindo apenas a estimativa de produção do arroz em -0,2% e a do feijão em -6,2%.

Comunicação Sistema Faeg / Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícias

Senar Goiás leva tecnologia para prevenção do câncer de pele entre produtores rurais

Senar

Senar Goiás prorroga inscrições para vaga de Especialista Regional com salário de mais de R$ 11 mil

Plantio

Plantio da soja em Goiás avança lentamente e pode apertar janela da safrinha, avalia Ifag

Imagem