Divulgado nesta quarta-feira (09) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o 2° Levantamento da Safra 2022/23. De acordo com os dados divulgados, a produção brasileira de grãos deve atingir um total de 313 milhões de toneladas, um volume 15,5% maior que o registrado no último ciclo.
Para o estado de Goiás a produção estimada de soja é de 17,4 milhões de toneladas, ocorrendo uma redução de 253,2 mil toneladas no comparativo com o 1° levantamento – de outubro. Apesar dessa queda, o estado manteve o seu posicionamento no 4° lugar do ranking nacional de produção. Para a área destinada ao plantio houve um acréscimo de 3,2% em relação ao primeiro levantamento, mas esse acréscimo é explicado, entre outros fatores, pela opção de plantio da oleaginosa devido sua melhor rentabilidade quando comparada às outras culturas.
No cenário estadual do milho safrinha, a entidade manteve as estimativas divulgadas no 1°levantamento (outubro). Para o milho total a previsão é de que a produção tenha um acréscimo de 33,3% em relação à safra 2021/22, o que posiciona Goiás como terceiro maior produtor de milho total do país.
No panorama geral da produção de grãos, o estado de Goiás deverá produzir cerca de 32,1 milhões de toneladas, o que representa 10,3% da produção nacional. No que se refere aos demais cultivos presentes em Goiás, a Companhia manteve grande parte das estimativas divulgadas no 1° levantamento, reduzindo apenas a estimativa de produção do arroz em -0,2% e a do feijão em -6,2%.
Comunicação Sistema Faeg / Ifag