Nos acordes da viola
Com o curso online de viola caipira do Senar, Sr. Luiz José, de 65 anos, aprendeu a tocar o instrumento, diminuindo a ansiedade, ganhando mais autoestima e mobilidade das mãos
Quando menino, Luiz José de Queiroz olhava o pai tocando viola durante as Folias de Reis e ficava encantado. Até tentou aprender, mas a falta de uma técnica fez o menino desistir em poucas aulas. O fascínio pelos acordes, no entanto, seguiu por toda a vida. Quando se casou, falou para a esposa, Francisca de Queiroz, da paixão pelo instrumento e contou sobre a vontade de tocar. Mais anos se passaram e os filhos vieram. Um dia, a filha Luciana Feitosa soube do desejo. A vida seguiu com o produtor rural do município de Trindade. Uma rotina pesada com a lida do gado de leite que seguia do amanhecer ao anoitecer. Até que um dia veio uma notícia.
"A Luciana chegou dizendo que tinha feito minha inscrição no curso de viola caipira do Senar Goiás, que as aulas seriam pela internet. Eu falei: como você faz isso? Ela disse que nunca esqueceu da minha vontade de aprender a tocar e que essa era a chance. Eu concordei, mas esqueci disso. As aulas começaram e a equipe do Senar vendo que eu não comecei veio atrás de mim. Eu corri, comprei uma viola e então comecei com 13 dias de atraso”, lembra o senhor Luiz.
Além de se esforçar para acompanhar a turma, o senhor Luiz tinha outra dificuldade. A internet da propriedade era a rádio e a antena ficava no povoado de Santa Maria, a cerca de cinco quilômetros da sede. Como muitos vizinhos usavam quando amanhecia, ele não conseguia se conectar ao site para fazer as aulas. Com muita determinação, passou a se levantar de madrugada. "Eu me levantava três e meia, quatro da manhã, quando não tinha ninguém usando a rede. Insistia em pegar o conteúdo que já estava adiantado, meus dedos grossos por conta da lida na fazenda também atrapalhavam um pouco.
Teve um momento que eu pensei em desistir. Mas ganhei um puxão de orelha da minha esposa. Ela falou: ‘você não é de desistir de nada. Vai desistir agora?’ Eu então recebi uma injeção de ânimo e continuei", detalha.
A grande satisfação do senhor Luiz foi quando ele conseguiu tocar a canção Couro de Boi, clássico da música raiz, que ficou famosa nas vozes de cantores como Tonico e Tinoco, Trio Parada Dura, Sérgio Reis, entre outros. “Foi uma sensação boa demais, de vencer, sabe? De que a gente é capaz. Foi uma grande satisfação. Depois eu toquei Chalana, Chico Mineiro e várias outras. Mas aí eu aprendi uma técnica. Eu não ficava focado só em uma música durante as aulas. Eu pegava a noção para passar de fase e depois aperfeiçoava ela treinando em outras horas. Eu comecei o curso na época da pandemia. E só tinha notícia ruim na TV, então no tempo livre eu praticava. Entrava num mundo de paz, a viola me desconectava das coisas ruins que estavam acontecendo”, conta.
Luciana está muito orgulhosa do pai. Ela diz que o curso deu um novo ânimo para o senhor Luiz. “Antes, meu pai só se dedicava ao trabalho e agora encontrou uma forma de tirar um tempo para ele. Tocar viola, além da realização do sonho, também foi a maneira de realizar uma atividade manual para melhorar os tremores nas mãos, que foi feita investigação e o neurologista não conseguiu diagnosticar, sugerindo ansiedade. Melhoraram os tremores, melhorou a autoestima, melhorou o relacionamento dele com a família. Minha mãe diz que ele é outra pessoa. Estamos muito felizes com essa nova fase dele”, comemora a filha.
As aulas do Curso de Viola Caipira do Senar Goiás começam dia 20 de setembro. As matrículas podem ser feitas por meio do site: https://ead.senargo.org.br. É uma excelente oportunidade de iniciação instrumental e também de contribuir com a tradição da música raiz. Ele é dividido em dois módulos. No primeiro, o aluno irá aprender a tocar, a linguagem musical básica de cifras, tablaturas e conhecerá os principais aspectos culturais relacionados ao instrumento. No segundo, ele terá o avanço no aprendizado com novas canções e desenvoltura suficiente para realizar pequenos improvisos musicais.
“Depois do curso, eu evolui bastante, mandei minha viola para um luthier em São Paulo. Agora ela é ótima. Também comprei afinador, alça de prender, isso contribuiu muito com minha evolução. Eu continuo treinando sempre. Eu volto no tempo de criança quando toco e agradeço ao Senar Goiás por me permitir tanta coisa boa”, conclui o senhor Luiz.
Conteúdo do curso
MÓDULO 1
Aula 1 - Por onde começar
Aula 2 - Couro de Boi
Aula 3 - Chico Mineiro
Aula 4 - Boiadeiro Errante
Aula 5 - Chalana
Aula 6 - Saudade da Minha Terra
Aula 7 - O Ipê e o Prisioneiro
MÓDULO 2
Aula 1 - Turbinando os dedos
Aula 2 - Canoeiro
Aula 3 - O Menino da Porteira
Aula 4 - Porta do Mundo
Aula 5 - Vide Vida Marvada
Aula 6 - Rei Sem Coroa
Aula 7 - Cavalo Enxuto
Comunicação Sistema Faeg/Senar