AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Profissionalização em pauta durante Exposição de Uruaçu

Comitiva Uruaçu fredoxcarvalho 10Nayara Pereira
Um dos grandes atrativos durante as exposições agropecuárias, são as demonstrações de trabalhos realizados por moradores dos municípios que participam dos cursos disponibilizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), por meio dos Sindicatos Rurais (SR) das cidades. Durante a 32° Exposição Agropecuária de Uruaçu (Expoagro), vários cursos estão entre os atrativos dos visitantes que observam com curiosidade e em muitos casos, buscam novas formas de se profissionalizarem por meio das demonstrações.

Na última quarta-feira (1°), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, enalteceu o trabalho dos mobilizadores e da população em buscar novas oportunidades para a renda familiar. “Hoje o município conta com muitas pessoas capacitadas através dos cursos disponibilizados pelo Senar. Eventos como esses possibilitam o interesse de mais pessoas em busca de profissionalização”, observou.

Como em todos os municípios por onde passa, Schreiner, também percorreu os stands do parque de exposição de Uruaçu e destacou aos presentes o empenho de levar para as exposições mais tecnologia e informação aos produtores da região. “É preciso ter um olhar mais atencioso para esses eventos, não são somente shows e festa, mas conhecimento, palestras e apresentação de novas tecnologias a favor do homem do campo”, enfatizou.

Arena fredoxcarvalho 103Olhares para o artesanato

Há três anos, Domingas Gouveia, produtora rural expõe seu trabalho em conjunto com outras mulheres na exposição de Uruaçu. Ela também é presidente da Comunidade Quilombola da cidade, e leva vários cursos do Senar as produtoras do assentamento. No total, 100 mulheres já fizeram grande parte dos cursos disponibilizados. O que pera ela, é um orgulho. “Sempre tive vontade de levar ao local onde moro coisas novas para a comunidade, principalmente para as donas de casa que as vezes podem desenvolver trabalhos magníficos, só faltava o empurrão”.

Por meio da parceria com o Sindicato, Faeg e o Senar os cursos foram chegando com força à comunidade devido à grande procura. “Aperfeiçoamos o trabalho e o conhecimento que elas já tinham e colocamos em pratica com novos assuntos, seja de artesanato ou até com receitas”, afirmou.

Dpmingas fredoxcarvalho 25Na exposição, os trabalhos em artesanato foram colocados à vista da população e segundo ela, é uma forma de mostrar mais empenho para que outras participem também. “O nosso trabalho é muito importante e precisa ser visto por todos”, declarou.

Cursos do Senar

Ao total, cinco cursos estão expostos durante os dias da exposição, que na prática as atividades começaram no dia 26 e se encerram neste sábado (4). Os cursos são de Artesanato; Selaria em Couro; Processamento Caseiro de Alimentos; Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e Treinamento em Instalações Elétricas e Hidráulicas. Os certificados serão entregues na hora.

Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem