AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Projeto Campo Futuro levanta custos de produção de grãos em Goiás

Imagem

Pela primeira vez em 10 anos, o projeto Campo Futuro, realizou de forma remota a reunião para discutir os Painéis de Custos de Produção de Grãos da região de Rio Verde.

A reunião aconteceu na terça-feira (16) e foi promovida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Sistema Faeg/Senar/Ifag e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Esalq/USP, além de produtores rurais, profissionais da área e grupos de compras do município.

O encontro remoto teve o objetivo de levantar as informações do perfil das propriedades rurais da região, como área, benfeitorias, maquinários, além dos custos e investimentos médios necessários para as safras. Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, os painéis são um passo importante para formar uma rede atualizada de dados dos custos de produção. “Os painéis trazem novas perspectivas para os produtores rurais, uma vez que trabalhamos diversos segmentos, entre eles a comercialização”.

De acordo com Rodrigues, na reunião online, os dados informados pelos produtores refletiram resultado positivo para a produção e comercialização da safra 2019/2020 de milho e soja. Com relação ao preço de comercialização, a saca de soja foi vendida, em média, a R$ 76,50, e a de milho, a R$ 32,15. “Tais valores de receita, aliados a uma produção de 63 sacas de soja e 115 de milho por hectares, foram suficientes para cobrir os custos de produção da propriedade típica da região, identificada durante o levantamento”, explicou.

O pesquisador do Cepea Renato Garcia explicou que esses dados servem de base para inúmeros estudos e são uma forma de acompanhar a evolução das regiões produtoras, uma vez que se conseguem números e dados coerentes com a realidade, já que são repassados por quem realiza na prática a atividade. “Destaco que Rio Verde é uma região de ponta em tecnologia, por isso o painel foi extremamente produtivo”.

Para o Coordenador Institucional do IFAG, Leonardo Machado, Rio Verde tem um papel importante neste procedimento. “O município de Rio Verde, por sua grande magnitude na produção de grãos tem uma enorme contribuição neste processo de levantamento de informações do custo de produção e, principalmente, da rentabilidade”.

A produtora rural Renata Ferguson acompanhou todos os detalhes e pôde contribuir com informações específicas vividas diariamente. “É fundamental que tenhamos dados certos para conseguirmos trabalhar de forma eficaz nas propriedades rurais, afinal, só se obtém lucro se tivermos uma boa gestão e este debate de hoje irá contribuir com todos os produtores rurais de nossa região”.

Encarregado de mobilizar os produtores rurais, o jovem Lucas Lopes Castro, que é presidente da Faeg Jovem de Goiás e membro da CNA Jovem, aproveitou a oportunidade para agradecer todos os produtores rurais e profissionais que se disponibilizaram em participar da reunião e completou falando da importância desse projeto. “Já acompanho este trabalho há três anos e vejo que ele é fundamental para as tomadas de decisões e gestão da comercialização”.

Todos os dados levantados durante a reunião serão computados e encaminhados ao Sindicato Rural de Rio Verde e demais órgãos para repasse aos produtores rurais.

Imagem: Divulgação

Assessoria de Comunicação CNA, com informações do Sindicato Rural de Rio Verde

Comunicação Sistema Faeg/Senar



Áreas de atuação

Veja também

USDA

Notícia

USDA atualiza projeções da safra 2024/25: soja em alta e milho com estoques reduzidos

Agrinho

Notícias

Agrinho 2024: veja parte da cobertura feita pela TV

Com

Notícia

Com trabalho Semear, a escola estadual Luiz Gonzaga Sobrinho, de Goianésia, é a grande vencedora do Agrinho 2024

Imagem