Queda na produção do milho segunda safra em Goiás

Imagem

Na manhã de quinta-feira (07), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) divulgou seu 10º levantamento da safra 2021/22, o de julho. De acordo com a entidade, Goiás deverá produzir 28.106,4 milhões de toneladas, um volume 14,18% maior que na safra passada. No entanto, se compara com o levantamento de junho, a volume estimado a ser colhido por Goiás foi reduzido em 31,5 mil de toneladas, ou -0,11%.

Ainda em relação ao estado de Goiás, a Companhia reduziu mais uma vez estimativa de produção do milho 2ª safra. Agora a produção goiana do cereal alcançará 8.340,4 milhões de toneladas, correção de -0,18% em relação ao levantamento de junho. Em relação a produtividade, a estimativa foi de 4.795 kg/há, correção de -0,18, ante o levantamento anterior. A principal motivação para a queda na produção e na produtividade do milho safrinha em Goiás foi o estresse hídrico na fase reprodutiva e os ataques de cigarrinha, que levaram a cultura ao enfezamento e as demais doenças secundárias.

Em relação aos dados nacional, o Brasil deve colher no ano agrícola 2021/21, 272,5 milhões de toneladas, uma produção 6,7% maior que na safra passada. Diferentemente do que ocorreu em Goiás, os dados nacionais tiveram um avanço na estimativa de produção de milho 2ª safra, agora a safrinha do país está estimada em 88,44 milhões de toneladas, 0,49% maior que a estimativa de junho. Caso confirmado a estimativa, esta será a maior produção de milho 2ª safra registrada em toda a série histórica.

Assim como no milho, algumas outras culturas apresentaram um aumento na sua estimativa de produção neste novo relatório, com destaque para o Feijão 2° Safra (1,79%) e o Sorgo (1,1%). Vale ressaltar que todas essas culturas são de segunda safra, e que a principal motivação para essa recuperação diante do levantamento de junho, é pelas boas condições climáticas registradas para essas culturas.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem