A perspectiva para a oferta global de café continua deficitária para os próximos meses, disse a Marex Spectron, em relatório publicado nesta terça-feira (27). A trading apontou que a oferta de robusta deve permanecer em terreno deficitário, principalmente por causa da redução dos estoques no Vietnã e o menor ritmo de exportação do Brasil.
Tais fatores sustentaram a elevação da perspectiva de déficit da Marex na temporada 2017/18 para 4,4 milhões de sacas de 60 kg, ante 4,25 milhões de sacas projetadas em abril.
A trading desenhou o cenário mesmo ponderando que, nos últimos três meses, os preços do café arábica de alta qualidade recuaram cerca de 10%, por conta de relatos de estoques volumosos. “Os mercados do café arábico e robusto estão seguindo caminhos diferentes em função dos volumes de oferta. Em decorrência das perdas no Brasil bem como a redução dos estoques no Vietnã, o café robusta deve permanecer com preços mais firmes, já o arábica vem sofrendo baixa de preços nos últimos meses, com queda de 10%, principalmente com o avanço da colheita no sul de Minas”, destaca o consultor da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Pedro Arantes.
Texto: Faeg, com informações Estadão Conteúdo
Foto: Arquivo Faeg