Reposição: melhora na relação de troca em Goiás

Imagem

A melhora da oferta de animais de reposição trouxe mais liquidez para este mercado em Goiás. Nas últimas semanas os preços têm recuado e os recriadores e invernistas ficaram mais dispostos a repor o plantel da fazenda. Em geral, as negociações aumentaram para todas as categorias, entretanto, a mais demandada é o garrote para ser terminado em sistemas intensivos de engorda.

Como na comparação mensal o preço do boi gordo subiu 2,2%, mais do que as cotações de todas as outras categorias de reposição, o poder de compra do pecuarista aumentou. A melhor relação de troca é com o bezerro de desmama (6@), pois o preço desta categoria recuou 1,3% neste mesmo intervalo.

No mês passado (junho), com a venda de um boi gordo de 18@ comprava-se 1,88 bezerro desmamado, atualmente compra-se 1,94. Melhora de 3,5% no poder de compra. Para o garrote a melhora foi menor (1,7%), com a troca saindo de 1,48 para 1,50, nas mesmas condições.

Entretanto, vale destacar que, apesar da melhoria, a troca com todas as categorias ainda está abaixo da média dos últimos doze meses. Cenário que reforça a necessidade de eficiência na produção dentro da porteira.

Imagem créditos: Gisele Rosso Por: SCOT CONSULTORIA

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Veja também

III

Notícia

III Corrida Senar 2025 reúne mais de 1.400 participantes neste domingo

Expedição

Notícias

Expedição Safra Goiás aponta queda na produtividade da soja, custos altos de produção e redução de lucro

Diagnóstico

Diagnóstico das lavouras do estado será apresentado nesta sexta-feira

Imagem