AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Resolução busca estreitar relação entre empresas e produtores

Imagem

foto edson novaesRepresentantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), da Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (Agigo), da Associação Goiana dos Integrados Produtores de Aves, Ovos e Suínos (Aginterp), das empresas integradoras BRF e SSA (super Frango) e da Superintendência Executiva do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Goiás (CDE) estiveram reunidos na última terça-feira, 13, para discutir a proposta de criação de uma comissão consultiva, no âmbito do conselho e formada por integrantes dessas entidades e órgãos, visando avaliar o impacto social e econômico dos novos projetos de implantação de integração de suínos e aves que passarem pelo CDE/FCO, sem que haja um aumento proporcional da demanda da indústria.

A partir da reunião, houve a definição de que o CDE vai elaborar uma resolução para ser apreciada pelo próprio conselho, prevendo que todos os projetos de financiamento de integração rural de aves e suínos, antes de serem submetidos à apreciação e deliberação do CDE/FCO, serão encaminhados para análise prévia da Faeg e Adial.

De acordo com o gerente de Estudos Técnicos e Econômicos da Faeg, Edson Novaes, o objetivo é avaliar se esses novos projetos não estão sendo aprovados em substituição de produtores já integrados, especialmente daqueles que terminaram de pagar seus financiamentos do FCO e desejem continuar com a parceria. “A preocupação é de que produtores integrados que já finalizaram o pagamento do financiamento do FCO e que queiram continuar trabalhando junto às empresas integradoras, sejam substituídos, sem justificativa plausível, por novos projetos sem que haja necessidade de ampliação e ou de atualização tecnológica por parte da integradora”, destaca. Ele acrescenta que a ação pretende estreitar ainda mais o relacionamento entre as empresas integradoras e os produtores integrados de aves e suínos do Estado de Goiás.

Texto e foto: Fernando Dantas

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás oferece quase 100 cursos gratuitos em EAD para capacitação no setor agropecuário

Assistência

Notícias

Assistência Técnica do Senar Goiás alcança número recorde de produtores

Arroba

Arroba do gado: IFAG orienta produtores para reduzir impactos de queda de preço 2 a 3% ao mês

Imagem