AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Saúde e cidadania: Silvânia recebe Faeg/Senar em Ação

::cck::1012::/cck::
::introtext::

Nayara Pereira

“Não é sempre que a população de Goiás tem oportunidade de receber vários atendimentos em um só dia”, argumentou o presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, em mais uma edição do programa Faeg/Senar em Ação, que desta vez aconteceu no município de Silvânia, localizada a 83 quilômetros de Goiânia. Neste sábado (3), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) ficou lotada e a população contou, durante todo o dia, com atendimentos relacionados à saúde e à cidadania.

Complementando sua fala durante a abertura do evento, Schreiner, que também preside a Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), fez questão de destacar a importância do cuidado com a saúde da população. “Ao longo do meu trabalho pude observar a carência da sociedade no quesito acesso à saúde. No meio rural e principalmente nos municípios menores existe uma dificuldade gritante em relação a esse tema. É muito fácil cuidarmos de nós mesmos, mas isso não basta. Precisamos cuidar do outro e principalmente de quem mais precisa”, destacou o presidente, acompanhado pelo superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Barssamurfo.

Também ao lado de Schreiner, o presidente do Sindicato Rural (SR) de Silvânia, José Manoel Caixeta, agradeceu a população por ter ido em busca de atendimentos e principalmente os parceiros envolvidos na ação. “Sabemos que sozinho não chegaremos a nenhum lugar, mas unidos com pessoas e entidades importantes como a Faeg e o Senar Goiás, conseguimos pela terceira vez o programa em nossa cidade. Obrigado a todos por esse empenho em prol da população silvaniense”, ressaltou Manoel.

Saúde em primeiro lugar

Desde que foi implantado em 2008, o Faeg/Senar em Ação leva aos municípios goianos atendimentos gratuitos relacionados à saúde e à cidadania. A aposentada Maria do Espirito Santo, 61 anos, foi até o local em busca de atendimento oftalmológico e aproveitou para levar o marido, Edgar Alves Moreira, 59 anos, para fazer segunda vai da identidade e do CPF. “Saímos da Gameleira de Goiás logo cedo para aproveitar os atendimentos. É difícil ir a Goiânia ou em outra cidade para fazer algum tipo de exame, por isso estamos aqui para aproveitar”, destacou.

Maria também explicou que o marido perdeu os documentos e há dias não consegue resolver o problema. “O Edgar está sem documentos tem tempo, mas a burocracia em fazer novos acaba desanimando a gente. Olha como é fácil chegar até aqui, pegar uma fila e logo sair com seu problema resolvido. Esse programa é uma benção”, pontuou.

Parceria

A coordenadora do programa, Pollyana Silva, comentou a importância dos parceiros na realização do evento. “Foi por meio da parceria com o Sindicato Rural de Silvânia, a Corumbá Concessões, prefeitura municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que conseguimos trazer o Faeg Senar em Ação mais uma vez a Silvânia”, enfatizou.

Colaboraram também como parceiros, Cooperativa Agropecuária Mista dos Produtores Rurais Silvânia (Coopersil), Sistema Cresol de Cooperativas de Crédito Rural, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Maçonaria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Solenidade

Também participaram da solenidade no sábado (3) o prefeito, José Faleiros; a secretária de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), Sandra Faria; o secretário executivo do Senar Central e presidente do Sindicato Rural (SR) de Alexânia, Daniel Carrara; o presidente da Coopersil, Jovane Batista; o presidente da Comissão de Equideocultura da Faeg, Hélio Fábio; o diretor do Aprendizado Marista, irmão Davi; padre Jovandir Batista e o representante da Apae, Vladimir Moreno.

Proteção de Nascentes

Durante a manhã, Schreiner também lançou o Programa Nacional de Proteção de Nascentes em um manancial da cidade. Seguindo a iniciativa que faz parte das ações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Administração Central do Senar, que em março deste ano fizeram o lançamento nacional do Programa com o objetivo de proteger e recuperar nascentes em todo o Brasil, envolvendo a participação de todos os estados.

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::

::cck::1012::/cck::

Áreas de atuação

Veja também

ProArte:

Notícia

ProArte: Senar oferece programa gratuito para ajudar produtores artesanais

Desafio

Desafio AgroStartup 2024: veja os vencedores da maior maratona de startups do agro no Brasil

400

Notícia

400 pessoas participam de Dia de Campo, do Senar Goiás, em fazenda caso de sucesso de pecuária leiteira

Imagem