::cck::1012::/cck::
::introtext::
Nayara Pereira
“Não é sempre que a população de Goiás tem oportunidade de receber vários atendimentos em um só dia”, argumentou o presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, em mais uma edição do programa Faeg/Senar em Ação, que desta vez aconteceu no município de Silvânia, localizada a 83 quilômetros de Goiânia. Neste sábado (3), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) ficou lotada e a população contou, durante todo o dia, com atendimentos relacionados à saúde e à cidadania.
Complementando sua fala durante a abertura do evento, Schreiner, que também preside a Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), fez questão de destacar a importância do cuidado com a saúde da população. “Ao longo do meu trabalho pude observar a carência da sociedade no quesito acesso à saúde. No meio rural e principalmente nos municípios menores existe uma dificuldade gritante em relação a esse tema. É muito fácil cuidarmos de nós mesmos, mas isso não basta. Precisamos cuidar do outro e principalmente de quem mais precisa”, destacou o presidente, acompanhado pelo superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Barssamurfo.
Também ao lado de Schreiner, o presidente do Sindicato Rural (SR) de Silvânia, José Manoel Caixeta, agradeceu a população por ter ido em busca de atendimentos e principalmente os parceiros envolvidos na ação. “Sabemos que sozinho não chegaremos a nenhum lugar, mas unidos com pessoas e entidades importantes como a Faeg e o Senar Goiás, conseguimos pela terceira vez o programa em nossa cidade. Obrigado a todos por esse empenho em prol da população silvaniense”, ressaltou Manoel.
Saúde em primeiro lugar
Desde que foi implantado em 2008, o Faeg/Senar em Ação leva aos municípios goianos atendimentos gratuitos relacionados à saúde e à cidadania. A aposentada Maria do Espirito Santo, 61 anos, foi até o local em busca de atendimento oftalmológico e aproveitou para levar o marido, Edgar Alves Moreira, 59 anos, para fazer segunda vai da identidade e do CPF. “Saímos da Gameleira de Goiás logo cedo para aproveitar os atendimentos. É difícil ir a Goiânia ou em outra cidade para fazer algum tipo de exame, por isso estamos aqui para aproveitar”, destacou.
Maria também explicou que o marido perdeu os documentos e há dias não consegue resolver o problema. “O Edgar está sem documentos tem tempo, mas a burocracia em fazer novos acaba desanimando a gente. Olha como é fácil chegar até aqui, pegar uma fila e logo sair com seu problema resolvido. Esse programa é uma benção”, pontuou.
Parceria
A coordenadora do programa, Pollyana Silva, comentou a importância dos parceiros na realização do evento. “Foi por meio da parceria com o Sindicato Rural de Silvânia, a Corumbá Concessões, prefeitura municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que conseguimos trazer o Faeg Senar em Ação mais uma vez a Silvânia”, enfatizou.
Colaboraram também como parceiros, Cooperativa Agropecuária Mista dos Produtores Rurais Silvânia (Coopersil), Sistema Cresol de Cooperativas de Crédito Rural, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Maçonaria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Solenidade
Também participaram da solenidade no sábado (3) o prefeito, José Faleiros; a secretária de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), Sandra Faria; o secretário executivo do Senar Central e presidente do Sindicato Rural (SR) de Alexânia, Daniel Carrara; o presidente da Coopersil, Jovane Batista; o presidente da Comissão de Equideocultura da Faeg, Hélio Fábio; o diretor do Aprendizado Marista, irmão Davi; padre Jovandir Batista e o representante da Apae, Vladimir Moreno.
Proteção de Nascentes
Durante a manhã, Schreiner também lançou o Programa Nacional de Proteção de Nascentes em um manancial da cidade. Seguindo a iniciativa que faz parte das ações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Administração Central do Senar, que em março deste ano fizeram o lançamento nacional do Programa com o objetivo de proteger e recuperar nascentes em todo o Brasil, envolvendo a participação de todos os estados.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::1012::/cck::