Segurança rural é reforçada no município de Cristalina

Imagem

assiantura patrulhamento ruralO município de Cristalina passará a contar com o programa Patrulhamento Rural Comunitário Georreferenciado, um mecanismo de proteção ao homem do campo, criado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Sindicato Rural (SR) do município e a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). O convênio foi assinado na última sexta-feira, (14), mas está ainda em fase de implantação.

Para a realização deste trabalho, foram disponibilizados um Kit, contendo notebook, smartphone, GPS kit patrulhamento ruralautomotivo e drone. Com o programa, a Polícia Militar fará o uso da tecnologia para o combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, como furtos e roubos, dando mais agilidade nos atendimentos às ocorrências e intensificando a eficiência na segurança rural. Com o GPS, os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas, que informa que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural. Quando ocorre uma solicitação de emergência, o proprietário informa o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados – inclusive com a rota do GPS para deslocamento.

7782ffeb f98d 4bb2 a261 1eb1fb25735cSegundo o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, é preciso ouvir a voz de quem vive no meio rural. “O programa é exemplo em vários municípios de Goiás e serve de modelo para ampliarmos, em conjunto com nossos Sindicatos, em outros municípios. O monitoramento por meio de georreferenciamento facilita a ação policial de forma rápida e efetiva. Nossa intenção é que este patrulhamento chegue em todo estado, reprimindo e reduzindo os roubos no meio rural”, ressaltou.

O presidente do Sindicato Rural (SR) de Cristalina, Alécio Maróstica, destacou a vulnerabilidade de quem vive e trabalha no campo, ressaltando que um dos motivos é a falta de patrulhamento nas áreas rurais da cidade. “Precisamos mesmo de um programa como este aqui em Cristalina. É nosso dever fazer este patrulhamento, porque estamos em áreas abertas e o meio rural é muito vulnerável”, disse.

Investimento

Segundo o secretário de planejamento e gestão, João Antônio Vaccaro Fachinello, o patrulhamento chegou no momento certo, já que Cristalina possui muitas 2818e5fa eedc 4eba 9ec5 5b6ba8821472propriedades rurais. “Fica difícil o deslocamento das viaturas em algumas propriedades desconhecidas. Agora, com o patrulhamento rural georreferenciado, será bem mais fácil identificar as propriedades cadastradas, no ato das viaturas serem solicitadas por qualquer tipo de ocorrência, sabendo a localização correta destas propriedades”, comentou.

Para o prefeito, Daniel Sabino, o patrulhamento rural georreferenciado irá trazer mais segurança para a cidade e o meio rural. “A partir do momento que o município começa a investir na segurança, passa a ser não apenas responsabilidade do estado. Isso porque este programa trará mais agilidade para localização de áreas e também estreita os laços com a PM-GO”, disse.

A Prefeitura de Cristalina reforçou ainda a parceria com a guarda municipal, por meio de um projeto de Lei. “Transformamos a guarda municipal em Polícia Municipal. Hoje, temos viaturas novas para a guarda municipal, reformamos o centro de trabalho, inauguramos o pátio de apreensão de veículos e vamos entregar neste próximo mês o armamento da guarda”, comentou.

Texto: Assessoria de Comunicação Faeg
Foto: Henrique Costa e Anne Vilela

Áreas de atuação

Veja também

Goiás

Goiás ganha espaço na nova fronteira dos citros

Senar

Notícias

Senar Goiás leva Carreta Gastronômica ao Festival da Cachaça de Goiás no Flamboyant Hall

Reality

Notícias

Reality do Agro abre inscrições

Imagem