O município de Cristalina passará a contar com o programa Patrulhamento Rural Comunitário Georreferenciado, um mecanismo de proteção ao homem do campo, criado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Sindicato Rural (SR) do município e a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). O convênio foi assinado na última sexta-feira, (14), mas está ainda em fase de implantação.
Para a realização deste trabalho, foram disponibilizados um Kit, contendo notebook, smartphone, GPS automotivo e drone. Com o programa, a Polícia Militar fará o uso da tecnologia para o combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, como furtos e roubos, dando mais agilidade nos atendimentos às ocorrências e intensificando a eficiência na segurança rural. Com o GPS, os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas, que informa que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural. Quando ocorre uma solicitação de emergência, o proprietário informa o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados – inclusive com a rota do GPS para deslocamento.
Segundo o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, é preciso ouvir a voz de quem vive no meio rural. “O programa é exemplo em vários municípios de Goiás e serve de modelo para ampliarmos, em conjunto com nossos Sindicatos, em outros municípios. O monitoramento por meio de georreferenciamento facilita a ação policial de forma rápida e efetiva. Nossa intenção é que este patrulhamento chegue em todo estado, reprimindo e reduzindo os roubos no meio rural”, ressaltou.
O presidente do Sindicato Rural (SR) de Cristalina, Alécio Maróstica, destacou a vulnerabilidade de quem vive e trabalha no campo, ressaltando que um dos motivos é a falta de patrulhamento nas áreas rurais da cidade. “Precisamos mesmo de um programa como este aqui em Cristalina. É nosso dever fazer este patrulhamento, porque estamos em áreas abertas e o meio rural é muito vulnerável”, disse.
Investimento
Segundo o secretário de planejamento e gestão, João Antônio Vaccaro Fachinello, o patrulhamento chegou no momento certo, já que Cristalina possui muitas propriedades rurais. “Fica difícil o deslocamento das viaturas em algumas propriedades desconhecidas. Agora, com o patrulhamento rural georreferenciado, será bem mais fácil identificar as propriedades cadastradas, no ato das viaturas serem solicitadas por qualquer tipo de ocorrência, sabendo a localização correta destas propriedades”, comentou.
Para o prefeito, Daniel Sabino, o patrulhamento rural georreferenciado irá trazer mais segurança para a cidade e o meio rural. “A partir do momento que o município começa a investir na segurança, passa a ser não apenas responsabilidade do estado. Isso porque este programa trará mais agilidade para localização de áreas e também estreita os laços com a PM-GO”, disse.
A Prefeitura de Cristalina reforçou ainda a parceria com a guarda municipal, por meio de um projeto de Lei. “Transformamos a guarda municipal em Polícia Municipal. Hoje, temos viaturas novas para a guarda municipal, reformamos o centro de trabalho, inauguramos o pátio de apreensão de veículos e vamos entregar neste próximo mês o armamento da guarda”, comentou.
Texto: Assessoria de Comunicação Faeg
Foto: Henrique Costa e Anne Vilela