A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) participou, na manhã desta terça-feira (01), da abertura oficial do Seminário Regional sobre Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O vice-presidente da Faeg, Eurípedes Bassamurfo, destacou a necessidade de discutir a inclusão produtiva com vigilância sanitária. “Essa é a oportunidade para a classe D/E participar da produção de alimentos orgânicos e alavancar sua economia.”
Bassamurfo acrescentou que é um desafio conscientizar o uso correto dos defensivos agrícolas, mas, a Faeg tem trabalhado para alertar os produtores dos cuidados necessários. “Temos que caminhar juntos com o Governo Federal. É necessário buscar parcerias para desenvolver pesquisas que combatam as pragas que prejudicam os produtores.”
Projeto
A Anvisa, com o Governo Federal, integrou-se ao Plano Brasil sem Miséria aderindo ao Eixo Inclusão Produtiva, ao construir o projeto Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. A ação principal do projeto é mobilizar todo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e articular-se com outros parceiros para incentivar a simplificação e racionalização dos procedimentos de formalização dos microempreendedores individuais, empreendimentos familiares rurais e da economia solidária.
Desta forma, o projeto visa promover a geração de renda e de emprego por meio de políticas públicas com foco na erradicação da miséria e no crescimento socioeconômico do país.