AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Semana nacional do pescado: Senar Goiás reforça também a importância de desenvolver o segmento o ano todo

Imagem

Sistema Faeg/Senar/Ifag oferece quatro cursos e Assistência Técnica e Gerencial para estimular produção e renda com a piscicultura

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura, Goiás está em 11º lugar no ranking brasileiro de produção de peixes. Em 2021, foram produzidas 29,7 mil toneladas dos de cultivo, sendo 20,2 mil toneladas de tilápia, 9,2 mil toneladas dos nativos e 300 toneladas de outras variedades.

Muitos produtores veem a expansão da cadeia produtiva no estado diante da infraestrutura de escoamento. A exportação relevante por aqui se iniciou no ano passado para os Estados Unidos, Catar, China e Emirados Árabes.

De acordo com Informações do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás, Ifag, diante de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, os três municípios goianos que se destacam em 2022 na produção tilápias são: Niquelândia com 2.087.200,00 kg, Gouvelândia com 1.446.400,00 kg e Inaciolândia com 1.152.800,00.

Até o dia 15 de setembro, acontece a 19ª edição da Semana do Pescado em todas as regiões do País. O evento envolve uma série de ações com o objetivo de estimular a população brasileira a consumir mais pescados.

Atualmente, o brasileiro consome, em média, nove quilos de pescado por ano, número considerado baixo em comparação com outros países. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a média mundial de consumo de pescado é de 20,2 kg per capta/ano.

O Senar Goiás estimula a criação de peixes no estado com cursos voltados para a área e acompanhamento através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além disso desenvolve ações como Dias de Campo para qualificar e oferecer oportunidades de incremento de produção e renda na área. Também busca através de parcerias, com entidades do segmento, apoiar ações que incentivem o consumo de peixes durante todo o ano.

Para fazer os treinamentos presenciais do Senar Goiás voltados para a piscicultura acesse:

https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/aquicultura/piscicultura, https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/alimentacao-e-nutricao/processamento-de-peixes, https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/aquicultura/piscicultura-reproducao. Tem ainda o curso online Criação de peixes e camarões pela tecnologia de bioflocos (BFT), as matrículas estão disponíveis no: https://ead.senargo.org.br/curso/criacao-de-peixes-camaroes-bioflocos. Para fazer ter o acompanhamento da ATeG do Senar Goiás, procure um Sindicato Rural.

Na última edição da Semana do Pescado, em 2021, foram registrados 30% de crescimento em relação ao período em 2020. Saiba mais no: https://www.semanadopescado.com.br/.

Imagem: divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag


Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem