Em comemoração ao Dia do Cooperativismo, a Organização das Cooperativas do Brasil em Goiás (OCB-GO) e o Sescoop-GO realizaram, na tarde desta sexta-feira (5), em Goiânia, a 6ª edição do Seminário Estadual de Cooperativismo com o tema Governança Corporativa.
O evento contou com a presença do presidente do Conselho do Agronegócio das Federações da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues e do presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes.
Durante a solenidade de abertura do seminário o presidente da OCB-GO, Haroldo Max de Souza reforçou o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento dos diversos setores econômicos no Brasil.
Ele explicou que diante de um mercado consumidor cada vez mais exigente e definidor de padrões de consumo, o cooperativismo se apresenta como um sistema de evolução na oferta de produtos e serviços. “O consumidor, hoje, é o grande patrão, e o cooperativismo encontra na capacitação e qualificação de seus atores soluções para atender esse mercado”, explicou Max de Souza.
Ao comparar o cooperativismo a uma “cola invisível” que une as pessoas em torno de um único objetivo, o presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes reforçou os bons resultados obtidos pelos setores que optam pelo modelo cooperativista.
“Unidos conseguimos nos manter mais fortes e ir onde outras empresas e instituições não conseguem”, disse. Lopes exemplificou a força da união citando a recém-vitória do setor produtivo local com a aprovação do Código Florestal de Goiás. “Quando um setor se une para questionar, os resultados são sempre certos”, afirmou.
Todas as etapas de negociação com parlamentares, governo e sociedade pela aprovação do Projeto de Lei - que atualiza a legislação ambiental de Goiás – foi detalhada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner, na abertura do seminário. “Unidos, conseguimos criar um marco regulatório para a produção sustentável no estado”.
Também palestraram no evento o filósofo Mário Sérgio Cortella e o médico e escritor Roberto Shinyashiki.
Foto: Larissa Melo