Seminário reúne cooperativistas goianos

Imagem

Jose Mario SchreinerEm comemoração ao Dia do Cooperativismo, a Organização das Cooperativas do Brasil em Goiás (OCB-GO) e o Sescoop-GO realizaram, na tarde desta sexta-feira (5), em Goiânia, a 6ª edição do Seminário Estadual de Cooperativismo com o tema Governança Corporativa.

O evento contou com a presença do presidente do Conselho do Agronegócio das Federações da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues e do presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes.

Durante a solenidade de abertura do seminário o presidente da OCB-GO, Haroldo Max de Souza reforçou o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento dos diversos setores econômicos no Brasil.

Ele explicou que diante de um mercado consumidor cada vez mais exigente e definidor de padrões de consumo, o cooperativismo se apresenta como um sistema de evolução na oferta de produtos e serviços. “O consumidor, hoje, é o grande patrão, e o cooperativismo encontra na capacitação e qualificação de seus atores soluções para atender esse mercado”, explicou Max de Souza.

Ao comparar o cooperativismo a uma “cola invisível” que une as pessoas em torno de um único objetivo, o presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes reforçou os bons resultados obtidos pelos setores que optam pelo modelo cooperativista.

“Unidos conseguimos nos manter mais fortes e ir onde outras empresas e instituições não conseguem”, disse. Lopes exemplificou a força da união citando a recém-vitória do setor produtivo local com a aprovação do Código Florestal de Goiás. “Quando um setor se une para questionar, os resultados são sempre certos”, afirmou.

Todas as etapas de negociação com parlamentares, governo e sociedade pela aprovação do Projeto de Lei - que atualiza a legislação ambiental de Goiás – foi detalhada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner, na abertura do seminário. “Unidos, conseguimos criar um marco regulatório para a produção sustentável no estado”.

Também palestraram no evento o filósofo Mário Sérgio Cortella e o médico e escritor Roberto Shinyashiki.

Foto: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Com

Com o apoio do Senar Goiás, avicultura ganha protagonismo e se prepara para as festas de fim de ano

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Imagem