Seminários do Esocial atualizam contadores e produtores rurais em Rio Verde e Anápolis

Imagem

Contadores e produtores rurais participaram no dia 22 de setembro do Seminário Regional do Esocial, promovido pelo Sistema Faeg Senar em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, que aconteceu no salão do Sindicato Rural de Rio Verde.

O evento reuniu mais de 130 pessoas e foi a primeira palestra presencial que aconteceu em meio a pandemia, claro, seguindo todos os protocolos de segurança.

O Presidente do Sindicato Rural, Luciano Jayme Guimarães abriu o evento e falou da felicidade em estar vendo a casa cheia mais uma vez. “A verdadeira função desta casa é essa, a de levar informação, de promover o conhecimento e tirar dúvidas e eu estou muito feliz em ver a casa cheia mais uma vez e podermos estar voltando ao normal aos poucos, tenho a certeza de que em breve poderemos realizar todos os eventos que estamos acostumados a participar e promover”.

A palestrante Juneir Alves de Sousa Goetz explanou sobre as principais mudanças deste sistema dentro da contabilidade rural e a importância da boa comuni9cação para entendimento do processo. “O Esocial é um sistema importante para regularizar toda a situação e evitar que os produtores sejam multados em algum momento por deixarem de declarar nota fiscal e até mesmo folha pagamento do trabalhador rural e para os escritórios de contabilidade é de suma importância pois facilita o trabalho, deixando as informações mais seguras, sendo assim, evitando que o produtor não venha sofrer autuações da Receita Federal”.

O Esocial gerou alguns impactos, mais o mais importante foi com relação as comercializações de produção rural e nas aquisições de produção rural, onde o produtor precisou optar por folha ou comercialização. “Esse foi o impacto maior, pois a folha já se fazia de uma forma mais correta e a comercialização não”.

O eSocial é uma plataforma online do governo que unificou a entrega de 15 obrigações da área trabalhista. Em vez de ter que preencher várias guias e entregá-las em canais diferentes, o empregador deverá usar apenas o sistema para cumprir a lei e manter a contratação na legalidade. “O sistema veio para cumprir a legislação existente e para facilitar as prestações de informações. O Esocial se adequa muito fácil a legislação, diferentemente das obrigações acessórias anteriores”, complementa Juneir.

Toda essa mudança vai agilizar as operações e melhorar a qualidade das informações prestadas ao governo, beneficiando assim tanto os empreendedores, trabalhadores e órgãos fiscalizadores. “A minha dica para contadores é fazer um comunicado, um trabalho de conscientização com o produtor rural sobre as novas vigências e o produtor rural deve estar aberto para receber essas informações, uma vez que ele estando aberto e cooperando com o contador, tudo dará certo e o trabalho será feito com excelência”.

O Sindicato Rural de Anápolis também sediou um dos encontros no dia 21/09. Para os interessados em participar dos próximos seminários, basta acessar: https://eventos.sistemafaeg.org.br/


Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag, com contribuição do Sindicato Rural de Rio Verde


Veja também

ESG

Notícias

ESG avança nas empresas rurais goianas

Queijos

Notícias

Queijos suíços produzidos em Goiás alcançam mais mercado com assistência do Senar Goiás

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Imagem