Senar alcança 400 mil atendimentos com assistência técnica e gerencial

Em Goiás são mais de 18 mil produtores acompanhados em 11 áreas do agro. Metodologia foca na melhoria dos processos produtivos, da qualidade de vida e da renda das famílias rurais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) alcançou, em 2025, a marca de 400 mil propriedades atendidas no país com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Apenas em 2024, mais de 80 mil novas propriedades passaram a ser atendidas pelo Senar.

O diretor de ATeG, Eduardo Oliveira, comemora o resultado. "Isso significa muito para nós porque são 400 mil famílias que a gente mudou a vida ao longo do tempo, trazendo resultados, conquistas e realização de sonhos”, afirma.

Criada em 2013, a metodologia atende pequenos e médios produtores rurais com foco na melhoria dos processos produtivos, da qualidade de vida e da renda das famílias rurais.

Cada propriedade recebe acompanhamento mensal de um profissional qualificado por um período de dois anos. A metodologia é desenvolvida em um ciclo de cinco passos: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar; e avaliação sistemática de resultados.

Hoje, são 31 atividades produtivas com atendimento técnico. Algumas cadeias como bovinocultura de leite (23,6%), bovinocultura de corte (14,4%), fruticultura (12,9%), olericultura (12,5%) e apicultura (8,9%) se destacam pelo percentual de produtores atendidos.

Resultados - Apenas em 2024, os resultados da ATeG apresentaram aumento na rentabilidade do produtor, sendo 24,5% na margem bruta e 35,85% na renda total após a conclusão do ciclo de dois anos de atendimento.

Além disso, uma pesquisa realizada pelo Senar no 2º semestre do ano passado ouviu produtores rurais sobre os impactos da ATeG e 95,6% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos com o atendimento recebido nas propriedades rurais.

De acordo com o diretor-adjunto da ATeG, Rafael Costa, um dos próximos passos do Senar para ampliar o número de propriedades atendidas é capacitar técnicos de campo. Ele cita algumas ações que já estão em andamento como os projetos Trilha com Especialistas e o ATeG Universitária.

“Um dos desafios da Assistência Técnica e Gerencial é transformar os profissionais das ciências agrárias em técnicos de campo. Por isso buscamos a aproximação com as universidades oferecendo capacitação técnica e gerencial por meio de curso sobre a metodologia, além da vivência de campo com a possibilidade de fazerem estágio, ganhando experiência para visitar propriedades rurais e conversar com produtores, orientando tanto a parte técnica quanto a de indicadores econômicos."

A Assistência Técnica do Senar está presente em todos os estados brasileiros, com 8,2 mil técnicos de campo, além das equipes nas Administrações Regionais do Senar e de consultores, e 5,4 milhões de visitas técnicas ao longo de mais de 10 anos.

Em Goiás o serviço é oferecido para: horticultura, fruticultura, grãos, pecuária de corte, leite, apicultura, piscicultura, agroindústria, avicultura, ovinocaprinocultura e silvicultura. Para solicitar gratuitamente, basta procurar um sindicato rural e verificar o andamento de grupos das áreas.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag, com informações da CNA

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem