O Senar Goiás tem intensificado sua atuação na agricultura urbana, promovendo a capacitação de mão de obra para a implantação e manutenção de hortas em áreas urbanas. Veja a entrevista.
Saiba mais
Em Goiânia, a parceria firmada no dia 8 de julho prevê a construção de 50 hortas urbanas, com profissionais capacitados gratuitamente pelo curso de olericultura do Senar. Uma das referências já em funcionamento é a horta do Paço Municipal, com mais de 1.200 m², que abastece escolas, instituições sociais e o banco de alimentos do município.
A Prefeitura de Aparecida também iniciou articulação para desenvolver hortas urbanas com apoio do Senar. O município possui mais de 70 mil terrenos baldios com potencial para o cultivo. Segundo o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, a agricultura urbana reúne diversos benefícios. “Com a agricultura urbana, conseguimos unir inclusão, geração de renda e alimentação saudável. O Senar Goiás entra como base técnica para que essas hortas sejam produtivas, organizadas e sustentáveis. Estamos aqui para formar pessoas e transformar realidades.”
Para o presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag, José Mário Schreiner, a iniciativa reforça a união entre campo e cidade. "Com iniciativas como essa, conseguimos levar conhecimento, oportunidade e alimento saudável para dentro das cidades, promovendo dignidade e desenvolvimento para as comunidades. É um exemplo claro de que o campo e a cidade podem caminhar juntos por um futuro mais sustentável.”
Os cursos são gratuitos e estão disponíveis presencialmente, via Sindicatos Rurais, ou on-line:
Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag