Iniciativa leva capacitações rápidas e focadas para fortalecer a produtividade e atender demandas diretas das propriedades rurais

O Senar Goiás realizou o lançamento do Oficina Senar, um novo programa criado para oferecer atualização profissional prática a trabalhadores rurais que já concluíram treinamentos de Formação Profissional. A iniciativa nasce para atender uma demanda crescente do setor: capacitações rápidas, focadas e totalmente voltadas à aplicação imediata no campo.
O primeiro lançamento ocorreu em Rio Verde, Goiás, com a realização da Oficina de Diagnóstico e Preparação de Colheitadeira Automotriz, direcionada aos colaboradores da Fazenda Santa Cândida. "O treinamento, com carga horária de 8 horas e metodologia totalmente prática, foi aplicado para uma turma reduzida, de 3 a 6 participantes, garantindo aprofundamento técnico e acompanhamento individualizado. Durante a capacitação, os participantes revisitaram as etapas essenciais de preparação da colheitadeira, executaram procedimentos de diagnóstico, realizaram ajustes finos e simularam situações reais do cotidiano da colheita. A vivência reforçou a importância da manutenção adequada para garantir eficiência, produtividade e segurança operacional", pontuou o diretor técnico do Senar Goiás, Leonnardo Cruvinel.
A coordenadora de Formação Profissional Rural do Senar Goiás, Yanuzi Camilo, explicou que o novo programa chega justamente para oferecer capacitações rápidas e extremamente direcionadas aos trabalhadores que já realizaram o cursos completos do Senar Goiás. “Então a Oficina Senar vem nessa pegada de atualização profissional para quem já fez o treinamento, permitindo focar em produtividade e na resolução de problemas pontuais, como a regulagem de uma máquina, dos bicos de um autopropelido e no esclarecimento de dúvidas. É uma ação muito focada na dor do produtor e com esse foco principal em máquinas agrícolas e sem a necessidade de parar a equipe da fazenda para refazer o curso completo de três dias, por exemplo.”

O módulo inicial de Diagnóstico e Preparação de Colheitadeira Automotriz já está disponível. Os próximos, que também farão parte da trilha voltada a operadores, incluem Operação e Compreensão dos Sistemas da Colheitadeira e Regulagem, Calibrações e Otimização da Colheitadeira.
Além das colheitadeiras, o Oficina Senar será ampliado para outras máquinas e ferramentas essenciais do campo, com oficinas de Pulverizador Autopropelido, GPS Integrado em Máquinas e outros equipamentos agrícolas. A expectativa é que novos modelos sejam lançados ao longo do próximo ano. As qualificações podem ser solicitadas nos Sindicatos Rurais do Estado.
Comunicação Sistema Faeg/Senar
Notícias
25/11/2025
Notícias
25/11/2025