Senar Goiás leva tecnologia para prevenção do câncer de pele entre produtores rurais

O sistema faz parte de uma startup que está validando o serviço por meio do ConectaCampo, programa do hub de inovação Campo Lab, que integra a estrutura da instituição

O Senar Goiás, por meio do programa Conecta Campo e do Hub Campo Lab, segue levando inovação e tecnologia ao produtor rural assistido. A mais recente iniciativa reforça esse compromisso: a integração da tecnologia da startup Nevo AI Pathology, uma solução baseada em inteligência artificial para triagem e identificação precoce de lesões de pele com potencial cancerígeno.

A ferramenta desenvolvida pela Nevo AI Pathology permite que, a partir de uma simples foto tirada com o celular, seja realizada uma análise preliminar da lesão. O sistema classifica o nível de gravidade e orienta o encaminhamento para um dermatologista, oferecendo uma triagem rápida, acessível e eficaz.

Essa inovação amplia as chances de detecção precoce do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é tipo mais comum no Brasil, responsável por cerca de 33% de todos os diagnósticos no país.

A ação tem relevância especial no meio rural, onde os produtores estão entre os grupos mais expostos à radiação solar, trabalhando em média mais de oito horas por dia sob o sol. Pesquisas apontam que apenas 42% utilizam protetor solar regularmente e muitos não dispõem de roupas adequadas para proteção. Esse cenário aumenta o risco de surgimento de lesões de pele, muitas vezes ignoradas na rotina do campo.

Durante um dos encontros realizados com produtores assistidos pelo programa, a tecnologia da Nevo AI Pathology já apresentou resultados concretos: uma lesão suspeita foi identificada e tratada ainda na fase inicial, comprovando na prática o potencial da parceria para salvar vidas.

Veja mais no vídeo

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem