De olho na atualização, Senar GO participa de seminário com TCU

Imagem

Seminario de contabilidade SENAR 5

Laryssa Carvalho, com informações do Senar Central

Na busca por conhecimento atualizado sobre as áreas jurídicas e administrativas, uma comitiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar) está, desde esta quarta-feira (14), em Brasília, ondeparticipa do Seminário de Atualização com o Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa tem como público-alvo os superintendentes, técnicos e gestores das administrações regionais das entidades do Sistema "S". Durante a abertura do evento, o ministro substituto do Tribunal de Contas, André Luis de Carvalho, palestrou sobre Gestão Negocial.

Durante o evento, realizado pelo Senar Central, André Luis, além de destacar as responsabilidades pessoais, contratos, licitações, decisões e funções do TCU, elogiou o trabalho realizado pelo Senar e suas administrações regionais. “O TCU é um grande amigo do gestor nas coisas do bem. Prevenir a falha é sempre melhor do que remediá-la. Quem quer fazer a coisa certa, deve cumprir a lei com resultados. Eu quero deixar aqui meus cumprimentos ao Senar pela inovação na gestão e prestação de serviços eficaz” enfatizou.

Entendendo a importância de estar sempre atento aos gargalos que permeiam as áreas jurídicas do Sistema "S" - Termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica – o Senar Goiás enviou sua equipe formada por integrantes do departamento financeiro, jurídico e administrativo. Para a gestora do Departamento Financeiro da entidade, Maria Izabel, o evento pode ser resumido em uma palavra: produtivo. “A iniciativa atendeu as minhas expectativas. Foi, além de esclarecedor, crucial para entendemos a relação positiva entre o TCU e o Sistema S", destacou Izabel. “Na minha opinião a forma correta de aplicação e gerenciamento de recursos foi muito importante e me chamou bastante atenção. Antes eu possuia algumas duvidas sobre os termos mais técnico, mas com a palestra essas questões ficaram clara, realmente eu só tenho elogios", completou, a gerente.

A equipe participa também nesta quinta-feira (15), do último dia do evento, que conta com palestras sobre processo e responsabilização no TCU e aquisições, ministradas pelos auditores federais do Tribunal, Carlos Henrique Caldeiras e Ricardo Mello Araújo.

Participações pra lá de especiais

END9821Quando o evento é bom, a casa torna-se palco de reencontros entre os diversos representantes do setor produtivos de vários estados brasileiros. Em Brasília não foi diferente. A sede do Senar Central recebeu as visitas dos presidentes das Federações da Agricultura e Pecuária de Minhas Gerais (Faemg), Roberto Simões, de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e da Paraíba (Faepa), Mário Borba. Também estiveram presentes, diretores da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, é preciso estar atento ao que prevê a legislação. “É preciso estar por dentro do que está previsto na legislação, para que cumpramos nossa missão com excelência. Na ocasião, técnicos e o ministro do TCU abordaram aspectos relevantes de temas que fazem parte da nossa rotina de ações, tais como prestação de contas, contratações e licitações”, enfatizou José Mário.

Ainda sobre o evento, Schreiner não poupa nos elogios. “O objetivo foi trocar experiências, mas o resultado foi muito maior. Vou voltar para casa, ainda na capital federal, com a certeza de que iniciativas como essa precisam acontecer mais vezes e atingir um número cada maior de pessoas”, destacou José Mário que também é vice-diretor presidente da CNA.

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem