Laryssa Carvalho, com informações do Senar Central
Na busca por conhecimento atualizado sobre as áreas jurídicas e administrativas, uma comitiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar) está, desde esta quarta-feira (14), em Brasília, ondeparticipa do Seminário de Atualização com o Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa tem como público-alvo os superintendentes, técnicos e gestores das administrações regionais das entidades do Sistema "S". Durante a abertura do evento, o ministro substituto do Tribunal de Contas, André Luis de Carvalho, palestrou sobre Gestão Negocial.
Durante o evento, realizado pelo Senar Central, André Luis, além de destacar as responsabilidades pessoais, contratos, licitações, decisões e funções do TCU, elogiou o trabalho realizado pelo Senar e suas administrações regionais. “O TCU é um grande amigo do gestor nas coisas do bem. Prevenir a falha é sempre melhor do que remediá-la. Quem quer fazer a coisa certa, deve cumprir a lei com resultados. Eu quero deixar aqui meus cumprimentos ao Senar pela inovação na gestão e prestação de serviços eficaz” enfatizou.
Entendendo a importância de estar sempre atento aos gargalos que permeiam as áreas jurídicas do Sistema "S" - Termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica – o Senar Goiás enviou sua equipe formada por integrantes do departamento financeiro, jurídico e administrativo. Para a gestora do Departamento Financeiro da entidade, Maria Izabel, o evento pode ser resumido em uma palavra: produtivo. “A iniciativa atendeu as minhas expectativas. Foi, além de esclarecedor, crucial para entendemos a relação positiva entre o TCU e o Sistema S", destacou Izabel. “Na minha opinião a forma correta de aplicação e gerenciamento de recursos foi muito importante e me chamou bastante atenção. Antes eu possuia algumas duvidas sobre os termos mais técnico, mas com a palestra essas questões ficaram clara, realmente eu só tenho elogios", completou, a gerente.
A equipe participa também nesta quinta-feira (15), do último dia do evento, que conta com palestras sobre processo e responsabilização no TCU e aquisições, ministradas pelos auditores federais do Tribunal, Carlos Henrique Caldeiras e Ricardo Mello Araújo.
Participações pra lá de especiais
Quando o evento é bom, a casa torna-se palco de reencontros entre os diversos representantes do setor produtivos de vários estados brasileiros. Em Brasília não foi diferente. A sede do Senar Central recebeu as visitas dos presidentes das Federações da Agricultura e Pecuária de Minhas Gerais (Faemg), Roberto Simões, de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e da Paraíba (Faepa), Mário Borba. Também estiveram presentes, diretores da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, é preciso estar atento ao que prevê a legislação. “É preciso estar por dentro do que está previsto na legislação, para que cumpramos nossa missão com excelência. Na ocasião, técnicos e o ministro do TCU abordaram aspectos relevantes de temas que fazem parte da nossa rotina de ações, tais como prestação de contas, contratações e licitações”, enfatizou José Mário.
Ainda sobre o evento, Schreiner não poupa nos elogios. “O objetivo foi trocar experiências, mas o resultado foi muito maior. Vou voltar para casa, ainda na capital federal, com a certeza de que iniciativas como essa precisam acontecer mais vezes e atingir um número cada maior de pessoas”, destacou José Mário que também é vice-diretor presidente da CNA.