AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar Goiás reúne mobilizadores e discute planejamento

Imagem

encontro tecnico- leonardo ribeiroLuiz Fernando Lemes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás reuniu na tarde desta terça-feira (23) cerca de 100 mobilizadores para alinhar, expor pontos de vista e fortalecer toda a cadeia do sistema. Juntos, eles participaram do Encontro Técnico de Mobilizadores 2014 e discutiram sobre os programas especiais do Senar, traçando os pontos fortes e as ações que ainda podem ser melhoradas. O evento está sendo realizado no Hotel Vivence, em Goiânia, e seguirá até a manhã desta quarta-feira (24).

O Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Leonardo Ribeiro, fez a abertura do encontro e ressaltou a importância dos mobilizadores como peças fundamentais no elo entre o conhecimento e o trabalhador rural. “Devemos conhecer a realidade desde o pequeno até o grande produtor. Temos o foco voltado para melhor a renda e o bem estar das famílias”, pontua o presidente.

Leonardo também afirmou que deve ser levado em consideração a realidade do setor agropecuário que cresce cada dia mais e exige a qualificação da mão-de-obra rural. Além disso, o crescimento do número de consumidores exigentes também obriga um trabalho mais forte de todos envolvidos no processo de aprendizagem. “O trabalho de vocês (mobilizadores) é nobre e gratificante porque acreditam que o esforço e a estrutura oferecida pelo Senar poderão mudar a situação de muitas famílias”, afirma.

Durante o evento, foram abordados os Programas Especiais do Senar, dentre eles o Campo Saúde, Pronatec, Agrinho, Balde Cheio, Assistência Técnica Rural e Equoterapia. “Levantaremos algumas dificuldades na mobilização para que possa mudar algumas estratégias para alcançar a nossa missão que é auxiliar o produtor rural e os trabalhadores”, explica a gestora do Departamento de Projetos e Inovação do Senar, Rosilene Jaber.

Além disso, foram apresentados durante o encontro as ações e planejamentos do Senar para 2014/15, o quadro de Programas Especiais do Departamento Técnico e Inovação e o pacto de resultados, traçando os pontos fortes e o que poderá ser melhorado nos programas.

encontro tecnico- daniel carraraBenefícios aos trabalhadores rurais
Instrutor há quatro anos da cidade de Cromínia, José Sinomar Bessa afirma que o trabalho de mobilizador é voltado para levar o conhecimento ao homem do campo e diz que alerta os trabalhadores para ficarem atentos ao desenvolvimento profissional. “Quando o curso termina, procuro passar para eles que o saber não ocupa espaço e que tudo que está aprendendo deve ser voltado para o rendimento e o progresso. O trabalhador não deve ficar parado só com a aprendizagem, mas deve aprender e continuar o trabalho”, afirma o mobilizador.

Já o mobilizador da cidade de São Luís de Montes Belos, Wesley Ferreira Silva, ressalta que ainda há muito trabalho a ser feito para que as famílias do campo possam progredir. “Os cursos são importantes porque, em muitas propriedades, vemos o trabalho sendo feito como antigamente. Além disso, contribuem para ajudar o produtor rural na questão da renda”, comenta Wesley.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar nacional promove capacitação de instrutores de equideocultura de Goiás

Programa

Programa Saúde do Adolescente Rural contribui com educação e qualidade de vida

ProArte:

Notícia

ProArte: Senar oferece programa gratuito para ajudar produtores artesanais

Imagem