Nesta terça-feira (11), equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Minas Gerais visitou o centro do Programa Equoterapia Primeiro Sorriso, desenvolvido pelo Sindicato Rural (SR) de Rio Verde em parceria com o Senar Goiás. Os técnicos vieram buscar na experiência de Goiás referências para instaurar o programa no estado mineiro.
Em Rio Verde, uma equipe multidisciplinar atende crianças e adultos portadores de autismo, deficiência motora ou intelectual, além de vítimas de acidente vascular cerebral (AVC). Mais de dez profissionais, incluindo fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicóloga e educadores físicos, além de equitadores e montadores, realizam trabalho de reabilitação física e psicossocial. Atualmente, cerca de 120 pessoas são atendidas pelo programa, que já beneficiou mais de 800 pessoas em 10 anos de funcionamento.
Suzana Natal de Meira, mãe da pequena Geovana de Meira, praticante da equoterapia, comentou os benefícios do programa para a filha. “Antes ela caia muito. Hoje já tem o corpo mais firme para caminhar e a fala também melhorou”, informou. Geovana tem cinco anos e sofre de encefalopatia crônica causada pela falta de oxigenação no cérebro que sofreu durante o parto. Há dois anos no programa, a menina já se afeiçoou a Pão-de-queijo, seu cavalo favorito para a terapia.
Além de Pão-de-queijo, o Programa Primeiro Sorriso também conta com a participação de Pocotó, Guaraná e outros sete cavalos, que são as estrelas do programa, conforme destacou o coordenador do programa do SR de Rio Verde, Alvanir Vilela Rezende Júnior. “Realizamos o programa de forma multidisciplinar reunindo profissionais de diferentes áreas, mas o diferencial do programa é utilizar o cavalo para reabilitar a vida. Além disso, a equoterapia precisa ser executada por profissionais de bom coração”, enfatizou Alvanir Júnior, que iniciou o programa após conviver com o filho de um amigo que nasceu com síndrome de Down.
O programa conta ainda com parceria com a prefeitura de Rio Verde e da Universidade de Rio Verde, que disponibilizam profissionais e estagiários para compor a equipe do Programa Primeiro Sorriso. “Em Minas, esse trabalho é realizado apenas em clínicas particulares. Pretendemos aprender com a experiência de Goiás e capacitar profissionais para atuar em pelo menos 10% dos municípios do Estado, o que representa 85 cidades”, informou o coordenador de formação profissional rural do Senar Minas, Luiz Ronilson Araújo Paiva.
Além de Paiva, integram a comitiva o coordenador de promoção social do Senar Minas, José Belas, a presidente da Associação Despertar Vidas, de Betim/MG, Elaine Martins, e as fisioterapeutas da associação Karla Azevedo Costa e Engridy Lemos. Acompanhada pela coordenadora do programa no Senar Goiás, Fátima Araújo, a equipe visitará ainda os centros de equoterapia dos municípios de Piracanjuba, Hidrolândia, Bela Vista e Anápolis até a quarta-feira (12).
Programa Equoterapia
O Programa Primeiro Sorriso do SR de Rio Verde foi o pioneiro em equoterapia no Estado. Desde 2011, o Senar Goiás desenvolve o Programa Equoterapia, que já está presente em 33 municípios goianos. Em 2014, o programa foi inserido na cartilha de cursos do Senar Nacional e a partir de então, deve ser implantado em outros Estados do Brasil.