Comitiva percorre cinco municípios goianos para visita técnica
Presente em 33 municípios goianos, o Programa Equoterapia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) começa, de fato a ser nacionalizado. Isto porque, Goiás recebe, na próxima semana, técnicos do Senar de Minas Gerais para visitas do programa. Eles irão visitar cinco centros de atendimento no Estado nos municípios de Rio Verde, Piracanjuba, Hidrolândia, Bela Vista e Anápolis. O objetivo é apresentar desde o processo de montagem até chegar à fase dos atendimentos. A coordenadora do programa, Fátima Araújo estará presente.
No total, quase 400 pessoas já são atendidas pelo programa em Goiás. Na maioria dos casos, os serviços são mantidos pelas parcerias de Sindicatos Rurais, prefeituras, Senar Goiás e demais entidades de cada cidade. Os atendimentos oferecidos são sempre gratuitos e, têm como objetivo o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais ou que tenham sofrido traumas como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com fisioterapeutas, o movimento que o cavalo faz enquanto cavalga faz com que o cérebro do paciente tenha a mesma sensação do movimento da coluna vertebral. Os estímulos podem, inclusive, fazer com que portadores de paralisia infantil voltem a caminhar, caso que foi demonstrado em Piracanjuba, na última visita técnica do Senar Goiás.
Cidades escolhidas
De todas as cidades escolhidas, apenas em Bela Vista não haverá aula demonstrativa. Isto porque no município o programa ainda está em fase inicial. Com previsão de início dos atendimentos ainda em 2014, o programa deve ocorrer em parceria com a Associação Pestalozzi.
Cartilha metodológica
Em agosto de 2013, representantes do Senar Central estiveram em Goiás para conhecer de perto o projeto. A programação passou por Jataí e Piracanjuba. Durante a visita foram feitas demonstrações, a exemplo do que está sendo realizado neste momento. Em seguida, o programa foi incluso na cartilha do Senar 2014 sugerindo que o país comece a aderir o programa.
Equoterapia no Brasil
No Brasil, a equoterapia foi criada em 1976 por Lélio de Castro Cirillo, atual presidente da Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil). “Ele tinha um amigo cujo filho era portador de Síndrome de Down. Ele começou a cavalgar com o menino e ver diferenças na reabilitação do garoto”, explica o filho dele e vice-presidente da Ande-Brasil, Coronel Jorge de Souza Cirillo.
Programação:
Terça-feira (11/02)
Rio Verde – 11 horas
Sindicato Rural
Rua 72, nº 346, Bairro Popular – Parque de Exposições
Piracanjuba – 18 horas
Parque de Exposições
Avenida Doutor Amim José Daher, s/nº, Setor Fernandes
Quarta-feira (12/02)
Hidrolândia – 9 horas
Viveiro Pancoti
BR-153 Km 535,5. Saindo de Goiânia, é preciso fazer o retorno próximo ao Banana Menina e seguir as placas do Viveiro.
Bela Vista – 11h30
Sindicato Rural
Avenida José Pontes, Quadra 4, s/nº, Parque dos Buritizais – Parque Agropecuário
Anápolis – 15h30
Sindicato Rural
Avenida Pedro Ludovico, s/nº, São Joaquim – Parque Agropecuário