AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Será que as águas de março já acabaram?

Imagem

A chuva até retornará ao centro do Brasil, mas não será nesta semana. Isso vai acontecer a partir da segunda-feira que vem com a formação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e que rapidamente dará origem a uma frente fria. Este sistema será capaz de levar chuva de pelo menos 30 milímetros ao Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e partes de São Paulo e de Minas Gerais.

Previsões mais estendidas indicam enfraquecimento da chuva no decorrer da segunda quinzena de abril, especialmente na última semana do mês, mas um novo episódio de precipitação aparece na primeira semana de maio. Mesmo com o prolongamento da precipitação, não há previsão de grandes acumulados.

O mês de março termina com chuva acima da média nas regiões Sul e Norte e estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Piauí e Ceará. Por outro lado, choveu pouco no Sudeste, leste do Nordeste e Goiás. Em números, Novo Repartimento, no Pará, recebeu quase 700 milímetros de chuva, valor 60% maior que o normal. Já na maior parte do estado de São Paulo, choveu menos de 100 milímetros, quando o normal seriam 150.

Como consequência da falta de chuva, a umidade do solo está bem mais baixa que o ideal para o desenvolvimento agrícola no norte e oeste de São Paulo, além de partes do Triângulo Mineiro, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul. São pelo menos 20 dias sem chuva forte, de pelo menos 10 milímetros, em boa parte do Sudeste, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia, afetando o desenvolvimento de cana de açúcar, laranja, milho, soja, pastagens e algodão.

Imagem: divulgação

Fonte: Canal Rural

Áreas de atuação

Veja também

Condições

Notícia

Condições climáticas e menor demanda influenciam os preços Hortigranjeiros

Produtor

Caso de Sucesso

Produtor de hortaliças hidropônicas, que tinha desistido do cultivo, retoma a atividade produzindo cinco vezes mais com a ajuda da ATeG do Senar Goiás

Mercado

Notícia

Mercado de aluguel de máquinas agrícolas apresenta boas opções para pequenos e médios produtores

Imagem