Showtec 2019: Representantes de GO e MT conhecem assistência técnica e gerencial do Senar/ MS

Imagem

Representantes a Assistência Técnica e Gerencial do Senar de Mato Grosso e de Goiás participaram, pela primeira vez, da Showtec, em Maracaju. O objetivo da visita dos profissionais foi conhecer as novidades tecnológicas, em especial, a Vitrine Hortifrúti apresentada pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural.

Para o gerente de ATeG, do Senar Goiás, Guilherme Bizinoto, é destaque na questão de mostras de novas tecnologias. “A vitrine do Senar/MS me chamou atenção por que apresentou demonstrações de plantio convencional e outros diversos tipos de plantio, mostrando para o produtor como se pode conduzir as hortaliças de uma forma mais eficiente”.

Bizonoto aposta na troca de experiência com os colegas do Centro-Oeste para elevar o desempenho do agro. “A metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do Senar é a mesma a nível nacional, mesmo cada região tendo suas particularidades. Em Goiás temos o Programa Senar Mais que hoje atua em 8 cadeias produtivas e atendendo 3.400 produtores. As principais cadeias atendidas é pecuária de leite, pecuária de corte e horticultura”.

O coordenador de ATeg do Senar/MS, Armando Urenha, explicou o andamento do programa de assistência técnica em Mato Grosso. “Temos visitados várias feiras com o objetivo de avançar na implantação da assistência técnica no nosso estado. Essa semana, iniciamos o atendimento a 50 produtores no hortifrúti, então pegamos experiência com outras regiões que possuem maior experiência, e conseguimos, através da metodologia que é a mesma, implantar na nossa casa o que já é bem feito em outras regionais”.

Para, o supervisor da ATeG na regional mato-grossense, Túlio Marçal, apenas com a assistência o produtor poderá elevar o desempenho de sua propriedade. “Com o programa, o técnico acompanha o produtor mensalmente, levando sempre conhecimento e informações que auxiliará o produtor nas decisões do seu dia a dia. Então por isso a assistência técnica é tão importante, para que o produtor consiga obter um bom retorno econômico”.

Segundo o coordenador do ATeG, em Mato Grosso do Sul, Francisco Paredes, a troca de experiências entre os estados beneficiará todo Centro-Oeste. “Com esse intercâmbio, quem sai ganhando é o produtor rural, uma vez que esses estados são tradicionalmente produtores, com perfis similares, esse troca de como conseguir dar resposta é fundamental. Isso só vem agregar a todos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul


Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem